Pretendentes ao cargo de prefeito assinaram carta em que se comprometem, em caso de vitória nas eleições, a colocar em prática o programa que visa à sustentabilidade dos municípios
Airton Goes airton@isps.org.br
Na região de Bauru, 11 candidatos a prefeito já se comprometeram, caso vençam as eleições, a colocar em prática uma gestão que tenha como base o Programa Cidades Sustentáveis. Eles assinaram a carta compromisso da plataforma, que oferece um conjunto de ferramentas para que os próximos gestores municipais possam implementar a agenda da sustentabilidade em seus municípios.
O atual prefeito de Bauru e candidato à reeleição pela coligação liderada pelo PMDB, Rodrigo Agostinho, está entre os que aderiram ao programa. Além dele, dois outros concorrentes ao cargo também subscreveram o documento: Chiara Ranieri Bassetto, da coligação capitaneada pelo DEM, e Clodoaldo Gazzetta, da chapa encabeçada pelo PV.
Na vizinha Marília, cinco candidatos a prefeito assinaram a carta compromisso: Antônio Augusto Ambrosio (PMDB), Daniel Alonso (PSDB), José Ticiano Dias Tóffoli (PT), Luis Eduardo Diaz (PV) e Vinícius Camarinha (PSB).
João Cury Neto, concorrente à Prefeitura de Botucatu pelo PSDB, é outro candidato que se comprometeu com o programa. Em Jaú assumiram o mesmo compromisso as candidaturas de Carlos Alexandre Ramos (PPL) e Lauro Carlos Pacheco (PSOL).
Com exceção de Vinícius Camarinha e Daniel Alonso (ambos candidatos em Marília), todos os demais candidatos que aderiram à plataforma participaram do evento de lançamento do Programa Cidades Sustentáveis em Bauru, ocorrido em 19 de setembro no auditório do Sesc local.
Um público bastante representativo compareceu ao evento interessado em conhecer melhor as ferramentas da plataforma, que foi elaborada pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
A iniciativa do lançamento foi do Sesc de Bauru e da empresa CPFL, que convidaram os candidatos e organizações sociais da cidade e da região.
Diversos candidatos a prefeito presentes ao encontro afirmaram que deixaram de realizar atividades de campanha para conhecer melhor o programa e assinar a adesão, devido à importância da iniciativa para melhorar a gestão pública brasileira.
O atual prefeito de Bauru e candidato à reeleição, Rodrigo Agostinho, fez questão de entregar a lei do Plano de Metas para Bauru, que ele apresentou quando ainda era vereador.
As explicações sobre o Programa Cidades Sustentáveis foram feitas por George Winnik, da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo.