Programa Cidades Sustentáveis é lançado em Timbiras

Após o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis na capital maranhense, o Movimento Nossa São Luís (MNSL) – vinculado ao Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) – estendeu esta iniciativa da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis ao município de Timbiras (MA). O evento de lançamento ocorreu dia 23/9, em parceria com o Instituto Timbiras Sustentável (TS).

O coordenador executivo do Movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra, apresentou à aproximadamente 100 pessoas de Timbiras, entre elas, representantes do poder público, sociedade civil e mobilizadores sociais, o objetivo do Cidades Sustentáveis. A plataforma visa sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e atualmente conta com uma campanha para orientar o eleitor a cobrar de seus candidatos a implementação de ações sustentáveis como critério de voto.

Madorra explicou a importância do programa no trabalho com indicadores que avaliam a qualidade de vida da população da cidade. A plataforma serve como referência para os gestores do município, uma vez que aborda as diferentes áreas da atuação pública de maneira integrada, incluindo as dimensões sociais, ambiental, econômica, política e cultural.

Plano de Metas

Na oportunidade também foi apresentado o recém aprovado Plano de Metas que passou a fazer parte da Lei Orgânica municipal de Timbiras. A nova lei estabelece que o prefeito deverá elaborar um programa de metas e prioridades e apresentar à população, mostrando o desempenho da sua execução através de audiências anuais.

Outro documento divulgado no evento foi a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, a ser assinada pelos candidatos a prefeito da cidade, para que se comprometam a colocar em prática a agenda da sustentabilidade, em caso de vitória nas eleições. O prazo para que os pretendentes ao cargo assinem o documento é até o término das eleições.

Dos cinco aspirantes à prefeitura do município, somente um deles assinou a carta até o momento. Os mobilizadores sociais engajados no programa esperam que os demais candidatos evidenciem o seu comprometimento com a sociedade local.

Compartilhe este artigo