A cidade de Juruti, no Pará, recebeu a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis e três candidatos a prefeito do município assinaram a carta compromisso da plataforma.
Resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Estado, por meio da promotora de justiça Lilian Braga, e o Conselho Juruti Sustentável (Conjus), o lançamento do programa na cidade ocorreu dia 27 de setembro, no salão do tribunal do júri do fórum local.
O técnico do Grupo de Trabalho Interdisciplinar do Ministério Público, Ivan Costa Silveira, apresentou as ferramentas da plataforma que propõe o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros. Em sua exposição, ele destacou a questão das contas públicas, indicando os instrumentos de controle social sobre o orçamento, bem como sua execução pela administração municipal.
Todos os candidatos a prefeito da cidade foram convidados a participar do encontro, além dos integrantes dos conselheiros municipais: da Criança e do Adolescente; Tutelar; da Alimentação Escolar; de Educação; do Fundeb; da Produção Familiar; da Cultura; da Saúde: e da Assistência Social.
Participaram e assinaram a carta compromisso do programa os candidatos Ariosvaldo Rebelo (PRB) e Otávio dos Santos Barbosa (PSDB). A candidata Lucídia Batista (PMDB), que também subscreveu o documento, foi representada por seu vice, Marco Aurélio Dolzane do Couto.
Conselho Juruti Sustentável
O Conjus é um espaço público de diálogo e ações permanentes, do qual participam empresas, organizações da sociedade civil e poder público, buscando ações coletivas para a melhoria da cidade.