Parceria entre Cenpec, IDS, Fundação Tide Setubal e Rede Nossa São Paulo tem como meta formular diretrizes para a educação a partir de princípios das sociedades sustentáveis
O projeto Educar na Cidade é uma iniciativa que tem como objetivo produzir, aprofundar e sistematizar conceitos, disseminar conhecimento e ampliar o debate público sobre uma educação que contemple as diferentes dimensões da vida sustentável: ambiental, social, cultural, econômica, ética e estética. Trata-se de uma parceria entre o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Instituto Democracia e Sustentabilidade, a Fundação Tide Setubal e a Rede Nossa São Paulo, além de outros parceiros que estão articulando seus conhecimentos e expertises em uma ação horizontal, aberta e colaborativa, como o IT3S, Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor.
O lançamento do site (www.educarnacidade.org.br) conta com debates virtuais com convidadas que vão falar ao vivo, por meio de streaming, no Facebook, nos dias 23 e 24, em quatro períodos (ver no final do release). Participam do debate as especialistas em Educação e Sustentabilidade: Maria Alice Setubal (Cenpec, IDS e Fundação Tide Setubal), Rachel Trajber (Instituto Marina Silva), Mônica Borba (Instituto 5 Elementos) e Ana Maria Wilheim (Instituto Akatu). Com a hashtag #educarnacidade os internautas podem fazer perguntas tanto na fanpage do projeto no Facebook (www.facebook.com/Educarnacidade) como pelo twitter @educarnacidade.
Como articular na escola e no currículo oficial, temas, valores e objetivos de uma educação para a sustentabilidade? Qual o papel das novas tecnologias na participação cidadã dos jovens? Estas e outras questões serão abordadas no debate, que contará com a participação de professores e alunos de escolas públicas compartilhando suas experiências e práticas frente ao desafio de incluir a sustentabilidade no currículo das escolas.
O PROJETO – O site Educar na Cidade foi criado no âmbito do projeto “Educação para São Paulo, uma cidade sustentável”. Visando produzir e sistematizar conhecimento sobre educação para a sustentabilidade aconteceram nos últimos dois meses rodas de conversa com diversos especialistas, dentre os quais, Marina Silva, ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente, Gilson Schwartz da Cidade do Conhecimento da USP, e Alfredo Manevy, ex- secretário de Políticas Culturais do MinC. Além disso, a população também está sendo ouvida e estão sendo mapeadas algumas práticas educativas que já acontecem nas comunidades.
Todo o conteúdo do site está em Creative Commons, ou seja, livre para reprodução, podendo ser usado, inclusive, como recurso em sala de aula.
Para conhecer as instituições parceiras, acesse: www.cenpec.org.br; www.idsbrasil.net; www.ftas.org.br; www.nossasaopaulo.org.br; http://maps.mootiro.org//
SERVIÇO:
O quê: Lançamento do site Educar na Cidade com debates virtuais no Facebook e Twitter com especialistas em Educação e Sustentabilidade.
Quando:
Terça-feira (23) das 10h às 11h – Maria Alice Setubal | Cenpec, IDS, Fundação Tide Setubal
Terça-feira (23) das 14h30 às 17h30 – Mônica Borba | Instituto 5 Elementos
Quarta-feira (24) das 10h às 12h – Rachel Trajber | Instituto Marina Silva
Quarta-feira (24) das 14h às 16h – Ana Maria Wilheim | Instituto Akatu
Como participar: Fanpage no Facebook Educar na cidade e twitter @educarnacidade