Os candidatos à Prefeitura de Niterói participaram na noite de ontem da apresentação do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), na sede da OAB-Niterói. Durante o evento, os dois prefeitáveis assinaram uma carta em que firmam o compromisso de adesão à plataforma, caso sejam eleitos.
A elaboração da carta foi uma iniciativa do movimento social “Niterói Como Vamos (NCV)”, com o apoio da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivos sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e conta ainda com uma campanha para estimular os eleitores a escolherem a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotarem a agenda da sustentabilidade.
Rodrigo Neves, da coligação “Vamos, Niterói”, explica que programas similares foram feitos em Copenhagen Dinamarca e em Amsterdan, na Holanda, e que elas se tornaram referências positivas de cidades sustentáveis. De acordo com o candidato, ambas ampliaram a qualidade de vida dos cidadãos porque souberam, de fato, incorporar plenamente a agenda da sustentabilidade.
“Eu estou convencido que Niterói pode e deve ter esse compromisso. Por isso eu assinei o compromisso com o programa das Cidades Sustentáveis. Nós vamos implantar a reserva Darcy Ribeiro, recuperar as lagoas, transformar Niterói na cidade das ciclovias seguras. Nós vamos fazer aquilo que precisa ser feito no planejamento urbano, vamos fazer tudo aquilo que é necessário para mudar a realidade atual de Niterói.”
Felipe Peixoto, da Coligação “Niterói do Futuro”, afirma que tem, em sua história, muitos projetos de lei aprovados voltados para a questão ambiental. O candidato deu como exemplos a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida, o projeto que obriga todas as residências que têm esgoto na sua porta a estarem interligadas à rede de esgoto, o projeto que protege o Costão da Lagoa de Piratininga, além do projeto de lei sobre o de reuso de água.
“Minha história mostra o meu compromisso na área ambiental. Desde as questões voltadas à proteção do meio ambiente até a criação do estatuto da bicicleta, são leis que com certeza contribuíram para a cidade e como prefeito vou ter o prazer de implementar políticas públicas na área da sustentabilidade. Como candidato, estou aqui reassumindo meu compromisso na defesa daquilo que é mais importante, que é o Meio Ambiente. Niterói vai ser uma cidade sustentável, com muitas políticas voltadas para a questão ambiental.”
O evento contou com a participação do coordenador de representação do Programa Cidades Sustentáveis, George Winnik, do representante da “Niterói Como Vamos”, Álvaro Cysneiros, e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Niterói, Elio Ferreira.