Pessoas que fazem a cidade melhor recebem Prêmio Cidadão Sustentável

Homenagem foi conferida a oito moradores da cidade que em diferentes áreas contribuem para tornar São Paulo mais inclusiva, criativa e sustentável. Criador do site Veduca ganhou prêmio do júri

Luciana Quierati luciana@isps.org.br
Airton Goes airton@isps.org.br

Oito moradores de São Paulo, que em suas respectivas áreas de atuação contribuem para que a cidade seja mais inclusiva, criativa e sustentável, receberam o Prêmio Cidadão Sustentável nesta quinta-feira (18/10), em evento realizado no espaço Itaú Cultural.

Resultado de uma parceria entre o portal Catraca Livre e a Rede Nossa São Paulo, a iniciativa homenageou: Sérgio Vaz, na categoria Cultura; Luciano Santos, Democracia Participativa, Erika Pampolin, Educação; Padre Rosalvino Morán Viñayo, Inclusão Social; Alexandre Chut, Intervenção Urbana; André Palhano, Meio Ambiente; Roberto Kikawa, Saúde, Bem-Estar e Esporte; e Carlos Souza, Tecnologia e Comunicação.

Os vencedores em cada categoria foram escolhidos por internautas que participaram da eleição cidadã. Na segunda fase de votação, o chamado júri popular também elegeu entre os oito ganhadores por área de atuação um vencedor geral para receber o prêmio. O agraciado foi Alexandre Chut, que contribui para uma São Paulo melhor plantando árvores.

Segundo Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, foram contabilizados 70 mil votos durante os meses em que a participação pública esteve aberta pela internet.

Vencedor do prêmio escolhido pelos jurados foi Carlos Souza

Além do voto popular, o Prêmio Cidadão Sustentável contemplou outro vencedor geral escolhido por um júri formado por Carlos Tramontina, Fabíola Cidral, Jorge Wilheim, Ladislau Dowbor e Maria Alice Setúbal. Anunciada durante a cerimônia de premiação, a decisão recaiu sobre Carlos Souza, criador do site Veduca, que disponibiliza gratuitamente aulas de diversas universidades do mundo com conteúdos traduzidos.

O nome do escolhido foi anunciado pelo coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew. Antes de declarar o nome do vencedor, ele destacou que nem sempre é fácil atuar em defesa da coletividade. “Se você quer transformar, acaba contrariando interesses e assume riscos em nome da missão”, argumentou.

Grajew parabenizou os oito premiados da noite ao afirmar: “O maior prêmio de todos [vocês] é o caminho que escolheram para suas vidas".

Cada um dos premiados teve a oportunidade de falar um pouco do trabalho que realiza e de suas motivações, em entrevista concedida à jornalista Fabíola Cidral. A participação da apresentadora do programa radiofônico CBN São Paulo, como mestre de cerimônia da premiação, foi um dos destaques do evento.

No início da atividade, ocorreu a apresentação do grupo musical Chorando em Ré Menor, formado por alunos da Escola do Auditório Ibirapuera, que executou vários “choros”.

Compartilhe este artigo