Após movimento que coletou 4.800 apoios em abaixo-assinado, audiência pública na Câmara Municipal da cidade, situada no Pará, debaterá a proposta apresentada pela sociedade civil
A Rede Nossa Abaetetuba é um movimento nascido da experiência de cidades como São Paulo e Belém do Pará, entre outras, que decidiram exercer através de seus cidadãos o papel de protagonistas do processo de construção de uma cidade melhor.
A Rede surgiu em Abaetetuba como culminância de um projeto desenvolvido do ano de 2010 a 2012 pelas Nações Unidas e Confederação Nacional dos Municípios. Chamada de Projeto “Capacidades”, a iniciativa reuniu atores da sociedade civil, setor privado e poder público para diagnosticar fragilidades e potencialidades com o objetivo de construir um plano de ação conjunta para o futuro do município.
O projeto avançou e chegou a sua etapa final com a entrega do relatório e do plano de ação estratégico para a cidade.
Após esta fase a Associação Comercial e Empresarial sugeriu que o processo avançasse para sua institucionalização, tomando como exemplo o Programa Cidades Sustentáveis. A ideia foi apoiada pelo conjunto de entidades, ficando sobre a coordenação da Associação dos Moradores das Ílhas – AMIA, ancorada pela Associação Comercial e mantida pelo Observatórios Social de Abaetetuba, onde funciona sua secretaria executiva.
Estimulados pela Rede Nossa Belém, em junho de 2012 fizemos o lançamento da Rede Nossa Abaetetuba e aderimos ao Programa Cidades Sustentáveis, como plataforma de trabalho da rede.
Várias entidades aderiram ao programa e todos os candidatos a prefeito da cidade fizeram sua adesão e vários partidos políticos também assinaram a carta compromisso do Cidades Sustentáveis.
Sob a coordenação da Diocese de Abaetetuba, fizemos um debate em rádio e televisão com todos os candidatos, onde foram protocolados os planos de governo e devolvidos os termos de compromisso com a plataforma assinados nas convenções partidárias. E, de forma inédita em nossa cidade, iniciamos um trabalho a partir da experiência já vivenciada de outras cidades para instituir através de iniciativa popular a Lei do Plano de Metas, que obriga o prefeito eleito a cumprir o que prometeu em campanha.
Iniciamos o processo de coleta de assinaturas em apoio à proposta de Lei, onde mais de 4.800 cidadãos eleitores de Abaetetuba participaram do ato e, agora, estamos na etapa de audiência pública para defesa e aprovação da lei junto à Câmara dos Vereadores.
Nesta terça-feira (27/11), às 9 horas, será a defesa na Câmara municipal e estamos todos torcendo para chegarmos ao nosso objetivo.
“SONHAR COM UM SONHAR COM MUNICÍPIO MELHOR É TER METAS PARA CUMPRIR.”
Campanha pela lei de metas do município de Abaetetuba/Pará
Rede Nossa Abaetetuba