Oded Grajew, coordenador-geral da organização, participou de dois painéis do Congresso Nacional de Meio Ambiente (Conama 2012), na Espanha
Luciana Quierati luciana@isps.org.br
O trabalho pela sustentabilidade desenvolvido por cidades em rede foi o tema abordado pelo coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, em dois painéis do Congresso Nacional de Meio Ambiente (Conama 2012), que está sendo realizado na Espanha.
Ontem (27/11), Grajew, que também é presidente emérito do Instituto Ethos, participou da apresentação do Projeto União Global pela Sustentabilidade, lançado pelo instituto na Rio+20, em junho deste ano. O projeto tem como objetivo promover a cooperação entre pessoas e organizações para criar uma cultura de ações de sustentabilidade.
Já nesta quarta (28/11), pela manhã, ele esteve entre os debatedores do tema "Liderando cidades em nível global e o trabalho em rede". Ao lado dele, na mesa de discussões, estiveram o prefeito de Vitoria-Gasteiz, capital verde europeia em 2012, Javier Maroto; o primeiro vice-prefeito e diretor de economia de Madri, Pedro Calvo; o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa; e a presidente adjunta de Meio Ambiente de Barcelona e membro executivo do movimento ICLEI Europe (Governos Locais pela Sustentabilidade), Mercè Rius.
Ainda hoje, diversos líderes empresariais brasileiros participam de um encontro para compartilhar suas experiências sobre a adoção da sustentabilidade como uma oportunidade de negócios e como esta visão tem gerado retorno para as campanhias. As empresas Itaipu Binacional, Banco Santander Brasil, Tetra Pak, Sesi e Braskem estarão representadas.
A programação do Conama 2012 vai até sexta-feira (30/11).
Entrega do Prêmio European Green Capital em Bruxelas
Amanhã (29/11), Oded Grajew tratará da mesma temática (sustentabilidade) em uma mesa-redonda que ocorrerá durante o evento de entrega do prêmio European Green Capital (Capital Verde Europeia), em Bruxelas, na Bélgica. No encontro, a cidade francesa de Nantes receberá o prêmio, que no ano passado foi concedido a Vitoria-Gasteiz, da Espanha.
O European Green Capital visa reconhecer esforços locais para melhorar o ambiente, a economia e a qualidade de vida das populações urbanas. É um incentivo para as cidades partilharem suas melhores práticas.
Grajew também participará de uma reunião de trabalho com a coordenação do European Green Capital para discutir a possibilidade de ser estabelecida uma parceria com o Programa Cidades Sustentáveis – plataforma elaborada pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
Confira no site do Programa Cidades Sustentáveis o que fez de Vitoria-Gasteiz merecedora do prêmio no ano passado: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/157.