É bom reservar a data. O VI Encontro do Fórum Amazônia Sustentável será nos dias 5, 6 e 7 de dezembro em Belém. O tema central do evento será o desenvolvimento da região, seus desafios e perspectivas. Serão dois dias de debates com painéis e oficinas sobre questões relacionadas às grandes obras previstas para a região e os impactos sociais, econômicos e ambientais.
A potencialidade econômica da biodiversidade amazônica também será tema no encontro. As dificuldades enfrentadas por cientistas e empresas para acessar a biodiversidade, estudá-la e propor formas de uso científico e comercial estarão entre as discussões que envolverão especialistas, pesquisadores e movimentos empresariais.
Pelo segundo ano, o Fórum buscará aprofundar as discussões sobre o desenvolvimento na perspectiva dos outros oito países que, junto com o Brasil, integram a pan-amazônia. Apesar de partilharem um bioma comum, os países da região encontram-se em diferentes estágios social, político e econômico. Eles também divergem em suas legislações nacionais e na maneira de abordar a conservação e o uso sustentável da floresta, sendo este um dos maiores desafios a ser enfrentados para uma gestão compartilhada do bioma.
Este ano, o Fórum irá inovar com uma mesa de abertura que vai permear os principais temas do encontro e abrir as discussões dos dois dias dedicados ao debate entre empresas, organizações civis, academia e governos.
O último dia do encontro será dedicado às discussões internas do Fórum e a um worskshop para josrnalistas que cobrem assuntos relacionados à Amazônia. Este ano, haverá eleição para todas as instâncias do Fórum. A Comissão Executiva é formada por três blocos intersetoriais (cinco empresas, cinco redes e cinco ONGs) e cada bloco tem liberdade para apresentar seus indicados à plenária.
Clique aqui para acessar todas as informações sobre o evento, incluindo como se inscrever e a programação completa.