Publicação mostra como as empresas podem atuar em favor da sustentabilidade das cidades

 

O Instituto Ethos lançou, nesta terça (1/12), a publicação Cidades Sustentáveis:  Como as Empresas Podem Contribuir. Trata-se de uma compilação de experiências reais de empresas de várias partes do Brasil, com o propósito de inspirar outras corporações a interferir positivamente no destino das cidades, de forma a torná-las econômica, social e ambientalmente justas. A publicação reúne, ainda, o histórico de movimentos da sociedade civil criados em diferentes municípios do país em busca da sustentabilidade urbana, com efetiva participação do empresariado.

O texto traz exemplos de dois possíveis caminhos de participação das corporações:  a contribuição com iniciativas ligadas à cadeia produtiva ou à comunidade do entorno e a criação ou suporte a movimentos da sociedade que atuam com foco no acompanhamento da condução das políticas públicas.

Uma das experiências descritas é a do Movimento Nossa São Paulo, que formou uma rede de organizações sociais e empresas com força política, social e econômica capaz de dialogar com os gestores da administração municipal para propor políticas públicas.  

A publicação descreve, ainda, o surgimento de diferentes movimentos semelhantes pelo Brasil, os quais formaram em 2008 a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, a fim de compartilhar experiências e fortalecer o desempenho mútuo. Além disso, empresários também dizem por que e como participam de intervenções como estas, incentivando outros líderes a praticar a cidadania corporativa.

A última parte de Cidades Sustentáveis: Como as Empresas Podem Contribuir dedica-se à gestão sustentável do negócio em benefício dos municípios brasileiros. Descreve uma série de intervenções exemplares de empresas na cadeia de produção e na comunidade do entorno, com impacto positivo na vida das cidades, tais como: formação profissionalizante, criação de trabalho e renda, incentivo à cultura, educação, inclusão social, mobilidade urbana, preservação de recursos naturais e tratamento de resíduos.

“Chegou a hora de envolver de forma sistemática as empresas do Brasil com a sua localidade, cidade ou região”, disse Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, no lançamento da publicação. Em seguida anunciou que o Ethos está trabalhando para formar o Fórum Empresarial de Apoio a São Paulo, que terá o papel de somar o poder político das empresas para influenciar as políticas públicas visando a uma cidade mais justa e sustentável.  O Fórum será lançado oficialmente na próxima Conferência do Ethos, em maio de 2010.


Para acessar a publicação, clique aqui

Compartilhe este artigo