Programa Cidades Sustentáveis é tema da XXIII Feira do Verde de Vitória

Evento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade capixaba recebeu este ano cerca de 200 mil pessoas

Airton Goes airton@isps.org.br   

A XXIII Feira do Verde de Vitória, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do município atraiu um grande público da capital capixaba e da região metropolitana. Também vieram participantes de outras cidades do Espírito Santo e de outros estados brasileiros. Segundo os organizadores, aproximadamente 200 mil pessoas compareceram ao evento.

Nos sete dias da feira – ocorrida entre 26/11 e 2/12 – foram realizadas mais de 100 atividades, entre seminários, encontros, treinamentos e apresentações culturais e artísticas.

Um dos objetivos principais do evento é sensibilizar os cidadãos participantes à contribuir com a construção de espaços urbanos mais sustentáveis. “Inclusive, este ano, um dos temas da feira foi o Programa Cidades Sustentáveis”, relata George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, que participou de diversos momentos da programação.

Winnik se encontrou com lideranças políticas e representantes de organizações sociais da região, procurando mostrar exemplos concretos de cidades que perseguem um desenvolvimento mais sustentável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para seus moradores.

Dois participantes da feira – o prefeito de Paragominas (PA), Adnan Demachki, e o representante do Programa Água Boa, da Itaipu Binacional, João José Passini – apresentaram na feira os processos que vêm conduzindo com êxito na cidade situada no Pará, no primeiro caso, e em 29 municípios paranaenses situados na região de Foz do Iguaçu, no segundo.

Ambas as iniciativas, que promoveram melhorias ambientais significativas nas localidades onde são desenvolvidas, mostraram ao público das palestras que a sustentabilidade deve ser resultado de políticas públicas transversais que promovam novas oportunidades de trabalho e renda. Nos dois casos apresentados, as ações mudaram a vida e aumentaram a autoestima dos moradores.

Em todos os debates que permearam a feira, buscou-se fortalecer a ideia de que as cidades podem exercer um papel de maior protagonismo no desenvolvimento sustentável.

Compartilhe este artigo