A Assembleia Geral da ONU estabeleceu na terça-feira (22) um grupo de trabalho para criar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma série de metas para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. A criação deste grupo é um resultado direto do compromisso assumido pelos governos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que aconteceu em junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Durante a Rio+20, os governos concordaram em estabelecer um conjunto de metas para ajudar na implementação do desenvolvimento sustentável, e como base, serão usadas as metas de combate à pobreza, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo de implementação acaba em 2015. Os ODS deverão orientar os países na obtenção de resultados específicos dentro de um período de tempo específico, como, por exemplo, no acesso universal a energia sustentável e água limpa para todos. O documento final da Conferência, intitulado “O Futuro que Queremos”, também estabelece que os ODS sejam integrados à agenda de desenvolvimento das Nações Unidas pós-2015.
O grupo de trabalho de 30 membros é composto por países de todas as regiões do mundo, e vai preparar um relatório sobre os ODS para a Assembleia possa discuti-lo em sua 68ª sessão, que começa em setembro.