“Prefeito recebe proposta do Programa Cidade Sustentáveis” – Prefeitura Municipal de São Luís



Foto: Adriana Vieira

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior recebeu na manhã de sexta-feira (8) membros do Movimento Nossa São Luís e representantes da sociedade civil. Durante o encontro, foi apresentada a proposta do planejamento de metas de 2013 a 2016, baseado no Programa Cidades Sustentáveis, lançado em junho de 2012.

O programa assinado pelo atual prefeito, ainda no período de pré-campanha, visa ao compromisso da gestão municipal em promover a sustentabilidade, gestão de políticas públicas, partindo de indicadores anuais de qualidade de vida levantados pelo Observatório Social.

O coordenador executivo do Movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra, apresentou as propostas em áreas de atuação, como saúde, educação, juventude, mobilidade, meio ambiente e orçamento, além de diretrizes fundamentadas nos últimos indicadores monitorados pelo movimento.

"Levantamos indicadores, como fruto do monitoramento anual. O nosso desejo é divulgá-los de forma que coloque São Luís como uma cidade de referência nacional, ou, até mesmo, internacional. Um exemplo que temos é que São Luís é líder em mortalidade por câncer de colo de útero, o resultado vai servir de base para desenvolvimento de ações preventivas que ajudarão a diminuir esses casos", adiantou Madorra.

Segundo o prefeito, o apoio é um incentivo para o crescimento e desenvolvimento futuro da cidade. Ele afirmou, ainda, que o atual momento de crise enfrentado pela Prefeitura é herança de uma gestão irresponsável e que a parceria baseada na transparência e diálogo é positiva para resultados futuros.

"Encontramos a Prefeitura falida, cheia de dívidas. Esse momento é uma prova de que estamos lutando para o desenvolvimento de São Luís daqui a 20 anos. Enquanto prefeito irei contribuir, ao lado da sociedade civil organizada, para deixar São Luís melhor do que está”, assegurou Edivaldo Holanda Júnior.

Daniel Madorra comentou, ainda, que se mostrou confiante em mudanças positivas para o desenvolvimento da cidade. Ele ressaltou que em anos anteriores o Movimento não teve a oportunidade de dialogar, diretamente, com o gestor municipal.

"Esta é a primeira vez, dentro de quatro anos, que apresentamos o resultado do nosso trabalho direto ao prefeito. O que reforça a transparência na gestão pública e garante resultados futuros”, disse.

A pesquisa impulsionará os trabalhos das diversas pastas de governo que apresentaram, no início da semana, os primeiros resultados baseados nos 120 dias de governo.

"Estamos muito alinhados com a nossa proposta em trabalhar com indicadores, gerar informação qualificada. O monitoramento é importantíssimo para o movimento da infância em São Luís. Esta é uma iniciativa que proporcionará melhorias e mudanças no setor”,  disse Débora Baesse, secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Também presente na reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia Rocha, mostrou-se satisfeito com a parceria. “Os indicadores ajudam a ter um diagnóstico oficial das condições  ambientais de São Luís. Tornando-se fundamental porque a partir dessa identificação pensaremos em estratégias, ajudando a enfrentar os problemas, criar medidas e  informar nossas comunidades obre recursos ambientais que irão contribuir para  a comunidade”, avaliou.

Estiveram também na reunião os secretários Rodrigo Marques (Governo), José Cursino (Planejamento) e Márcio Jerry (Comunicação).

Compartilhe este artigo