Comissão que acompanha Plano de Educação se reúne com secretário

Entidades defenderam a continuidade do processo participativo na elaboração do plano municipal e solicitaram a criação de um Fórum de Educação na cidade de São Paulo

Airton Goes airton@isps.org.br

Nesta terça-feira (19/02), a Comissão Executiva de Acompanhamento do Plano de Educação da Cidade de São Paulo se reuniu com o secretário municipal de Educação, Cesar Callegari.

Os integrantes da comissão e o secretário discutiram a continuidade do processo participativo na elaboração do Plano de Educação. Para as organizações, é importante que a Câmara Municipal – onde o projeto se encontra – aprimore o plano, com a realização de audiências temáticas amplamente divulgadas para conhecimento de toda a sociedade civil.

No encontro, a comissão solicitou a criação de um fórum permanente de educação na cidade, com ampla representação, envolvendo educadores e poder público. O órgão seria responsável pelo acompanhamento e avaliação dos planos de educação em São Paulo.

Cesar Callegari se comprometeu a apoiar a participação da sociedade nas discussões para aperfeiçoar o plano, reconhecendo a importância do envolvimento das organizações e dos cidadãos na gestão da educação e em todas as instâncias governamentais.

Ficou acertado que a comissão manterá o diálogo com a Secretaria Municipal de Educação e com a Câmara Municipal, visando à aprovação de um plano de educação com metas para os próximos dez anos.

De acordo com as organizações, a ideia é que o projeto a ser votado, ao final do processo participativo, oriente o planejamento da educação no médio e longo prazo. O futuro plano deverá também apontar para a superação das desigualdades e possibilitar a avaliação e o controle social das políticas educacionais.

Leia também: "Haddad quer transformar CEUs em centros de formação de professores" – UOL

Compartilhe este artigo