No próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a APS – Associação Poços Sustentável – lançará para a comunidade a iniciativa Economize o Planeta! É da sua conta!. O evento será realizado no Shopping Poços de Caldas e se estenderá também no sábado, dia 23, das 10 às 22 horas.
O lançamento conta com o apoio da Alcoa, Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto), DME (Departamento Municipal de Eletricidade), Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, Unifal (Universidade Federal de Alfenas), PUC Minas, Pitágoras, Magazine Luiza e Shopping Poços de Caldas.
O que é o Economize o Planeta
A iniciativa tem como objetivo despertar as pessoas para o consumo consciente, minimizando, desta forma, os impactos negativos dos seus atos de consumo no Planeta, contribuindo, assim, para a construção de um mundo melhor. Por meio do site – www.economizeoplaneta.com.br – as pessoas poderão medir sua pegada de carbono e receber dicas de como reduzi-la.
A plataforma foi criada pela Alcoa Foundation, em parceria com a organização americana Center for Climate and Energy Solutions (C2ES), e a adaptação no Brasil foi desenvolvida pelo Instituto Akatu, organização não-governamental (ONG) com foco na mobilização da sociedade para o consumo consciente. O site traz dicas e ferramentas sobre como economizar recursos diversos e viver de forma mais sustentável.
O site está estruturado em seções informativas que cobrem as boas práticas de consumo consciente em diversas situações, como no trânsito, nas compras, no descarte do lixo, em casa e no trabalho. Com as dicas, a iniciativa visa sensibilizar os internautas a viver de forma mais sustentável.
A calculadora de pegada de carbono da plataforma foi desenvolvida especialmente para avaliar os hábitos do público brasileiro. As principais adaptações estão relacionadas à diferença entre os equipamentos utilizados em ambiente doméstico, bem como a adaptação da matriz energética e dos padrões de certificação e qualidade.
Após se registrar, o internauta responde a uma série de perguntas sobre seu consumo de energia em casa, no trânsito, no trabalho, entre outros tópicos. Depois de contabilizar desses dados, a ferramenta estima uma média anual do gasto, além do potencial de economia em reais e em quilos de gás carbônico para o usuário. Após o cálculo, a ferramenta envia para o e-mail registrado uma série de dicas e compromissos para diminuir a emissão de gás carbônico, de acordo com os dados gerados.
O site conta também com uma área de Recursos Locais, que tem caráter colaborativo e inclui um catálogo de organizações e instituições ligadas à iniciativa Economize o Planeta. Os internautas poderão contribuir com a formulação do conteúdo, listando entidades de todo o País que desenvolvem trabalhos sustentáveis voltados a temas como economia de recursos, reciclagem, turismo ecológico, educação, entre outros.
Sobre a APS
A Associação Poços Sustentável é uma organização não-governamental, criada em 2008, com o objetivo de elaborar uma agenda de desenvolvimento sustentável local. A associação é formada por pessoas comprometidas com a sustentabilidade, que respeita a pluralidade e a diversidade no interesse coletivo.
Entre as ações já implementadas pela APS está o lançamento e a coordenação do Programa Cidades Sustentáveis em Poços de Caldas, em 2012, visando sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.