Brusque possui 112,7 mil habitantes e está a 99 km da capital catarinense, Florianópolis. Bombinhas possui população menor, 14.312 habitantes, e está 70 km da capital. Os dois municípios estão localizados no Vale do Itajaí, no norte do Estado.
O ato de assinatura da Carta Compromisso, em ambas as cidades, contou com a presença de George Winnik, representante do Programa. Ele explicitou que a ideia é os municípios se inspirarem em ações bem-sucedidas em outras regiões, adaptando essas práticas às condições locais. “Entendemos que é nas cidades que podemos buscar a solução. Nossa proposta não é apenas ambiental, é de um desenvolvimento sustentável como um todo, e a sociedade civil tem papel fundamental nesse processo”, disse.
A pesquisa apresentada em Bombinhas foi desenvolvida com base nos eixos do Programa Cidades Sustentáveis. "O governo entendeu que é uma ferramenta útil, tanto no processo de diagnóstico, como no monitoramento dos resultados das ações desenvolvidas", avalia Winnik.
Na ocasião, também foram convidados para proferir palestras, além de George Winnik pelo Programa Cidades Sustentáveis, Milton Zuanazzi, ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, que atuou no Ministério do Turismo e foi diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Tânia Brizola, que também trabalhou no Ministério do Turismo; e Márcia Godinho, especialista em marketing do turismo.
O evento em Bombinhas reuniu representantes do setor público, empresarial e de organizações da sociedade civil motivados em construir um futuro que não comprometa a qualidade de vida de seus moradores e se baseie na sustentabilidade de suas atividades econômicas. A participação de crianças e adolescentes foi estimulada pela prefeita e sua equipe e chamou a atenção dos presentes.