“Câmara aprova concessão de terreno para universidade federal na zona leste de São Paulo” – Rede Brasil Atual

Projeto, criticado pelo PSDB, prevê que obras sejam concluídas pela União em até três anos
 
Por Raimundo Oliveira
 
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem (2) o Projeto de Lei 96, de 2013, que concede um terreno na zona leste da cidade para a construção de uma universidade federal na região. A proposta do prefeito Fernando Haddad (PT) recebeu o aval de todos os 48 vereadores presentes à sessão, embora parlamentares do PSDB tenham apresentado queixas durante o debate.
 
O terreno, que fica sobre a avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera, tem 163 mil metros quadrados e estará sob administração da União por 90 anos. Durante reunião com Haddad em janeiro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, não deu prazo para a implementação do projeto. A partir de agora, segundo o projeto, o governo federal tem um ano para apresentar aos técnicos da administração municipal sua proposta. As obras precisam ser concluídas em até três anos.
 
“Esse projeto é uma vitória da comunidade, que há muito tempo luta por um programa de desenvolvimento para a zona leste”, afirmou a vereadora Juliana Cardoso (PT).
 
Já o líder do PSDB, Floriano Pêsaro, e o também tucano Andrea Matarazzo apresentaram críticas ao projeto. Para eles, a concessão só deveria ser feita depois de conhecido o projeto do Ministério da Educação para a área, e com mais discussão com a sociedade.
 
A aprovação dá fim a uma série de troca de farpas entre a administração municipal e o governo federal. Durante a gestão de Gilberto Kassab (PSD), os pedidos do MEC, então comandado por Haddad, para que fosse cedido um terreno na zona leste não caminhou, o que acabou virando tema da campanha eleitoral do petista no ano passado.
Compartilhe este artigo