Zona Leste terá campus da Universidade Federal de SP

Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (2/4) a doação de um terreno na Avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera, para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que planeja erguer um novo campus no local. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Fernando Haddad.
 
O Projeto de Lei 96/2013 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, embora alguns parlamentares da oposição tenham ido à tribuna para reclamar da falta de discussão sobre a proposta do Executivo. “Para quê essa pressa? Por que não trazemos um representante da Unifesp para nos explicar o que será construindo por lá”, questionou o vereador Coronel Telhada (PSDB).
 
O líder do PSDB, Floriano Pesaro, pediu que fosse feita uma audiência pública antes da aprovação definitiva do PL. Para ele, sem uma definição do que será erguido no local, há o risco de desvirtuar o intuito da cessão. “A Unifesp já recebeu várias concessões e fez outras coisas com o terreno. Alguns foram utilizados para a finalidade original, outros não”, argumentou o tucano.
 
Orlando Silva (PCdoB) defendeu votação afirmando que a rapidez na aprovação deste tipo de projeto é benéfica para a cidade. “A economia de São Paulo exige um quadro cada vez mais qualificado de recursos humanos”, afirmou o vereador. Outros parlamentares, como Natalini (PV) e Juliana Cardoso (PT) lembraram que o campus é uma demanda antiga da população da região.
 
Outro benefício da concessão do terreno, na opinião de Reis (PT), é que ela vai de encontro ao projeto de descentralização da cidade, uma das prioridades do Executivo. “Nós temos que desenvolver a periferia, levar para lá educação, empregos”, disse o petista, para quem a criação de polos de desenvolvimento nos bairros mais distantes é a melhor solução para o trânsito da cidade.

Veja os dois projetos aprovados pela Câmara Municipal nesta terça-feira (2/4):

1 – PL 96 /2013, DO EXECUTIVO
Autoriza a concessão administrativa de uso de área municipal situada na Avenida Jacu-Pêssego, nº 2.630, Itaquera, à Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, nas condições que especifica.
 FASE DA DISCUSSÃO: 2ª
 APROVADO COM 48 VOTOS FAVORÁVEIS.

2 – PR 11 /2013, dos Vereadores ORLANDO SILVA (PC DO B), LAÉRCIO BENKO (PHS), FLORIANO PESARO (PSDB), PAULO FRANGE (PTB), NOEMI NONATO (PSB), ALFREDINHO (PT) E RICARDO NUNES (PMDB)
Altera a redação dos §§ 1º e 2º do art. 38; do inciso VIII e das alíneas "f" do inciso VII e "i" do inciso IX do art. 47 e acresce o inciso XII ao Art. 47 da Resolução nº 2, de 26 de abril de 1991, Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo e dá outras providências.
FASE DA DISCUSSÃO: 2ª
APROVAÇÃO SIMBÓLICA (VOTOS CONTRÁRIOS DA BANCADA DO PV).

Leia também: Câmara aprova concessão de terreno para universidade federal na zona leste de São Paulo

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo