Frente discute implantação de política de resíduos sólidos

Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo

Mudar a política de resíduos sólidos em São Paulo será o foco dos trabalhos da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, que se reuniu nesta quinta-feira (18). “Nossas ações devem ser na identificação do que impede que seja implantada uma política de resíduos em São Paulo”, disse o presidente da frente, vereador Ricardo Young (PPS), que defende uma articulação “propositiva” com o Executivo no assunto.
 
Os membros da Frente concordaram que precisam debater com empresários, cooperativas e empresas que realizam os serviços de coleta e varrição na cidade de São Paulo o alinhamento do município com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
No dia 20 de junho, a Comissão irá realizar uma reunião com o assunto. Entre os temas abordados estará a compostagem orgânica, em parceria com a ONG Morada da Floresta, que já trabalha o tema e fez contato com a Frente. “É muito pertinente, pois está diretamente ligado ao nosso trabalho”, observou o vereador Nabil Bonduki (PT).
 
Definiram também como prioridade uma reunião com o atual secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, para saber sobre seus planos, novos projetos e a continuidade de ações da gestão anterior. Para o vereador Natalini (PV), a situação da pasta é preocupante: “Não vi no Plano de Metas ênfase em questões ambientais, aquilo me chocou porque a gente vinha em um pique muito produtivo”
 
O vereador Nabil Bonduki defendeu que é tarefa da Frente Parlamentar incluir demandas nos objetivos do prefeito Fernando Haddad. “Metas relativas à redução de emissões não estão lá e são fundamentais”, disse.
 
Seminário
 
Outra atividade da Frente será um seminário a respeito de áreas contaminadas, nos mesmos moldes dos que já ocorreram com resíduos e orgânicos.
 
A ideia do seminário partiu de um requerimento do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que sugeriu que os vereadores se debruçassem no tema. “A Cetesb calcula 4,1 mil áreas contaminadas somente na capital, e prédios estão sendo construídos nesses locais”, observou o parlamentar.
 
Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo