Cidades Sustentáveis integra programação de encontro de prefeitos em Brasília

O Programa Cidades Sustentáveis integra a programação do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, com o apoio do Sebrae e do Governo Federal, entre os dias 23 e 25, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento é uma parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira dos Municípios.
 
O coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e da secretaria executiva da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Mauricio Broinizi, participará da sala temática "Ferramentas para uma gestão pública transparente e de qualidade", no dia 24, das 14h às 16h30. Maria Teresa Amaral Fontes, oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para Políticas Sociais, e Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura, também participam da sala temática.
 
Oded Grajew, coordenador geral do PCS e da Rede Nossa São Paulo, participa em dois momentos do encontro: no dia 24, das 16h30 às 18h, da sala temática sobre Transparência e Controle Social, em que apresentará a experiência do Programa de Metas, e no dia 25, das 14h às 18h, da arena “O que são Cidades Sustentáveis”. Na arena, serão abordadas experiências exitosas de como as cidades estão trabalhando para gerar uma matriz energética mais limpa, descontaminar o ambiente, combater o desperdício e gerar políticas que garantam emprego e renda para a população, assegurando a qualidade de vida dessa e das futuras gerações.
 
Participam ainda como palestrantes desta arena a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o jornalista André Trigueiro; a secretária-executiva para América do Sul do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, Florence Laloe; e os debatedores Shelley de Souza Carneiro, gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Zenaldo Coutinho, prefeito de Belém (PA); e Pedro Strozenberg, secretário-executivo do Instituto de Estudos da Religião (Iser).

Na oportunidade, o coordenador geral do PCS lançará o Prêmio Cidades Sustentáveis, que tem como objetivo estimular os gestores públicos para a elaboração de programas e políticas públicas voltados à qualidade de vida e ao desenvolvimento urbano sustentável e reconhecer e valorizar as experiências já bem-sucedidas. O Prêmio Cidades Sustentáveis terá duas edições e premiará os municípios com melhores indicadores de sustentabilidade nas cidades brasileiras e com os melhores desempenhos nos indicadores propostos pelo Programa Cidades Sustentáveis, nas categorias pequenas, médias e grandes cidades.
 
No dia 25, das 9h30 às 11h, Oded Grajew e Mauricio Broinizi participam do Ponto de Encontro para apresentarem o Guia GPS – Gestão Pública Sustentável e o Prêmio Cidades Sustentáveis.
O PCS participa também da Praça de Boas Práticas, espaço para divulgação de premiações/certificações voltado ao reconhecimento de experiências de políticas públicas municipais exitosas e para compartilhamento destas boas práticas premiadas, que serão apresentadas preferencialmente por aqueles que as vivenciaram nas gestões municipais. Serão apresentadas experiências de boas práticas que integram o Banco de Boas Práticas do programa.
Ainda durante o evento, haverá a posse da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos. Será no dia 25, às 8h30, na Sala Brasil.
 
Confira a programação completa da participação do PCS no II Encontro da Frente Nacional de Prefeito.
 
Confira a programação completa das práticas que serão apresentadas no estande do PCS, na Praça de Boas Práticas.
 
Mais informações sobre o encontro: www.emds.fnp.org.br.
Compartilhe este artigo