“Secretário de Haddad defende ampliação do rodízio de veículos” – G1

Ricardo Teixeira, do Meio Ambiente, falou sobre ideia na Câmara de SP.
Ele afirma que sua opinião não expressa intenção do prefeito.

Roney Domingos
Do G1 São Paulo

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Teixeira, defendeu nesta quarta-feira (24), durante audiência pública na Câmara, a ampliação do rodízio municipal de veículos.

Implementado em 1997, o rodízio impõe restrição à circulação de automóveis entre as 7h e as 10h e das 17h às 20h na área denominada minianel viário da capital paulista. Teixeira defendeu que o rodízio dure das 6h às 22h e que seja válido em todas as regiões da cidade.

"Acho que o rodízio tinha de ser expandido para toda a cidade de São Paulo", disse o secretário. Ele afirmou que, embora os indicadores de lentidão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) alcancem patamares próximos de 200 km, nos piores dias de congestionamento, outros indicadores não-oficiais chegam a 600 ou 700 km.

"Acho que se puder ampliar para toda a cidade isso contribuiria para o meio ambiente", afirmou o secretário. Teixeira disse que sua opinião não expressa o pensamento da gestão Fernando Haddad (PT), mas deixou clara a disposição de discutir o assunto com o prefeito. "Já que estamos revendo uma lei de 1997, por que não fazer uma revisão inteira? Acho que precisamos fazer uma ampliação. A minha opinião é pública e com certeza nós vamos estar debatendo isso com o prefeito", afirmou.

Teixeira deixou clara sua opinião durante a audiência pública realizada sobre o projeto do vereador Mário Covas Neto (PSDB), que prevê a possibilidade de trocar a multa por advertência para quem furar o rodízio pela primeira vez em 12 meses. Segundo Teixeira, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) permite a adoção da medida. O secretário afirmou que é favorável ao projeto de Covas Neto e considera que não vai nem aumentar e nem diminuir a observância do rodízio.

Participante da audiência pública, o engenheiro Horácio Augusto Figueira afirmou que se a proposta do secretário for colocado em prática, a frota de veículos de São Paulo tenderá a aumentar. Segundo ele, é preciso aumentar as alternativas de transporte e não a demanda. Ele defendeu o fim do rodízio. "Eu acabaria com o rodízio na cidade de São Paulo. A vida útil do rodízio durou quatro ou cinco anos. Como a frota cresceu, o efeito que a gente queria já se anulou", afirmou. O especialista em trânsito  recomendou ao prefeito Haddad ousadia na implementção de corredores de ônibus.

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