O Programa Cidades Sustentáveis lançou nesta quinta-feira (25) em Brasília, durante o 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, o Prêmio Cidades Sustentáveis, com o objetivo de incentivar as prefeituras a aderirem ao PCS e implementarem a plataforma.
O prêmio terá duas edições. Na primeira, podem participar todos os municípios brasileiros com registros de melhores indicadores de sustentabilidade, com inscrições entre 30 de maio e 25 de novembro de 2013 e premiação em agosto de 2014. A segunda edição é destinada a cidades signatárias do programa que estejam cumprindo os compromissos assumidos e que demonstrem, por meio de indicadores, os resultados alcançados durante os quatro anos de gestão, considerando os eixos da plataforma e indicadores de gestão. As inscrições, neste caso, vão até 30 de maio de 2016, com premiação em agosto de 2016.
“A ideia é fazer com que os municípios concentrem o seu planejamento integrando todas as áreas de políticas públicas, visando à sustentabilidade em todas elas”, afirmou o coordenador do PCS, Mauricio Broinizi, à rádio CBN na manhã de hoje, dentro do Programa Cidades Sustentáveis.
Podem ser premiados, por exemplo, segundo citou Broinizi, “municípios que se destacarem na questão da coleta de lixo, da mobilidade e do transporte, na diminuição da emissão de gases do efeito estufa, no tratamento de água, no saneamento básico, diminuição de perdas de água, nas boas políticas de educação e de saúde”.
Um grupo formado por especialistas e técnicos fará a primeira seleção das cidades que se inscreverem. Depois, haverá uma série de visitas para conhecer os projetos finalistas. Por último, um júri composto por personalidades ligadas ao tema fará a escolha dos vencedores.
Ouça a entrevista de Mauricio Broinizi à rádio CBN.
Acompanhe novidades do prêmio no site do PCS.