Evento em São Paulo chama a atenção para preservação da Mata Atlântica

A nona edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica terá o tema “Direitos e Deveres Ambientais”. O evento acontecerá de 24 a 26 de maio de 2013, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, com atividades também no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo (SP). A mostra tem cenografia assinada pela empresa Candotti, que utilizará placas e cilindros de papelão para a construção dos pavilhões prezando pelo reaproveitamento de materiais. O patrocínio é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Desta vez, o evento ocorre às vésperas do dia 27 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica.

Durante o Viva a Mata, a Fundação SOS Mata Atlântica lançará uma campanha nacional pelo cumprimento do novo Código Florestal. A organização convidará o público a participar da campanha, fazendo a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias, além do apoio na fiscalização do Poder Público.

O evento terá pavilhões temáticos – florestas, mar, urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis – que reunirão atividades interativas sobre cada tema, além da exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade, empresas parceiras e patrocinadores. Os dois caminhões da exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui” também integrarão as atividades e promoverão diversas atrações jogos e palestras: um deles ficará na Marquise do Ibirapuera e o outro, próximo ao restaurante Green, no Parque.

Confira a programação completa:


Auditório – Museu de Arte Moderna


24/05 – Sexta-feira


10h – Lançamento: Campanha pelo cumprimento do código florestal – Cumpra-se

12h – Lançamento: GT do Código Florestal da Assembleia Legislativa de São Paulo

14h – Debate: Água e Código Florestal

16h – Debate: Aplicação do Código Florestal

25/05 – Sábado


10h – Seminário: 25 anos da Constituição Federal e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos

14h – Mesa-redonda: Consumo Consciente de Pescado


Palco

24/05 – Sexta-feira


09h – Abertura do Viva a Mata 2013

10h – Aula aberta de Yoga

11h – Música: Grupo Embatucadores

12h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica

13h – Oficina e música: Cantando e Brincando com os Pássaros da Mata Atlântica

14h – Contação de história: A lenda do Curucutú

15h – Vivências com a Natureza para a Proteção da Mata Atlântica

16h – Música: Cantos da Mata

25/05 – Sábado


10h – Aula aberta de ginga

11h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica

12h – Contação de história: Biodiversidade e o Som dos Bichos

14h – Teatro: Os Saltimbancos Voluntários

15h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica

16h – Musica: Muriqui

26/05 – Domingo


10h – Aula aberta de alongamento

11h30 – Mobilização pelo Código Florestal: Campanha Cumpra-se

13h – Teatro: O rio que sumiu

14h – Vivências com a Natureza para a Proteção da Mata Atlântica

15h – Contação de história: A Flauta do Amor

16h – Teatro musical: Semeando Em Canto


Sala Exposição Itinerante

24/05 – Sexta-feira


13h – Palestra: Vivências de Educação Socioambiental na APA Delta do Parnaíba

16h – Palestra: Programa Amigos do Mar

25/05 – Sábado


10h – Palestra: A Pegada Ecológica em São Paulo

11h – Palestra: Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono

13h – Palestra: Novas Metodologias de Restauração de Mata Ciliares e de Reserva Legal

16h30 – Palestra: Tubarões no Limite

26/05 – Domingo


14h – Palestra: Vida Costeira e Marinha

16h – Roda de Conversa: Mini Documentário – Pimp My Carroça


Saiba mais sobre os pavilhões interativos:


Em sua 9ª edição, o Viva a Mata surge reformulado e com uma proposta de maior interatividade entre suas ações e o público. Seis pavilhões – Florestas, Mar, Ambiente Urbano, Água, Mudanças Climáticas e Propriedades Sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.

No pavilhão Florestas, o público encontrará uma grande maquete que simulará o ambiente da Mata Atlântica em toda a sua extensão. A maquete terá pontos de observação e para cada um deles o visitante terá lupas à disposição.

O pavilhão Mar terá sua atividade interativa focada no consumo consciente de pescado, com uma atividade que dará ao visitante a sensação de que ele está no mar. No espaço, haverá silhuetas de peixes distribuídas pelo pavilhão e informações sobre esses animais e período de defeso, para que as pessoas aprendam quais espécies podem consumir.

O tema Ambiente Urbano trará uma atividade que colocará o visitante como protagonista de suas ações. O pavilhão será composto por várias fotos que retratam situações de caos urbano. Na parede estarão espalhados diversos buracos com diâmetro suficiente para que uma pessoa possa olhar por entre eles. Quem o fizer, verá do outro lado sua própria imagem refletida num ambiente bem diverso do caos inicial, formado por paisagens como praias sem lixo.

Já o pavilhão Água apresentará as bacias hidrográficas localizadas no bioma Mata Atlântica, destacando informações como demanda, vazão, consumo e captação dessas bacias de forma lúdica, por meio de torneiras e bacias.

As Mudanças Climáticas serão abordadas a partir da ação “Supermercado Consciente – Sua compra em CO2”, que mostrará que toda atividade realizada ou serviço usado gera gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Os visitantes receberão cestas para fazer suas compras num mercado dividido em gôndolas como transporte, resíduos e energia.

Por fim, o pavilhão Propriedades Rurais Sustentáveis utilizará um labirinto para informar aos visitantes que é possível ter uma propriedade rural que cumpra a função de ser produtiva ser agredir o meio ambiente.

A programação do Viva a Mata 2013 contará ainda com apresentações musicais e teatros, oficinas e uma programação de palestras no auditório do MAM que reunirá especialistas para debaterem o Código Florestal (24/5) e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (25/5).

Compartilhe este artigo