Prefeitura implanta 44,8 km de faixas exclusivas de ônibus em menos de 5 meses

Medida visa aumentar a velocidade dos ônibus e a oferta de lugares no sistema de transporte coletivo. São beneficiados diariamente mais de 2,5 milhões de passageiros

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo

Em menos de cinco meses, a Prefeitura implantou em toda a cidade 44,8 km de faixas exclusivas para ônibus. Até a última semana, 11 novas pistas exclusivas foram criadas para aumentar a velocidade dos coletivos e ampliar a oferta de lugares no sistema de transporte, beneficiando mais de 2,5 milhões de passageiros por dia.

Atualmente, a cidade conta com 149,7 km de faixas exclusivas, sendo mais de um terço delas implantas nos cinco primeiros meses de 2013.

No Programa de Metas 2013-2016, além da construção de 150 km de corredores, está prevista a implantação de 150 km de faixas exclusivas – cerca de 30% da meta para os quatro anos cumpridos até o fim de maio.

Mais de 300 linhas de ônibus passam em dias úteis pelas pistas exclusivas de coletivos implantadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) neste ano.

Faixas implantadas em 2013

– Em fevereiro, a Prefeitura adicionou mais 1,1 km de faixa exclusiva na avenida Radial Leste, na Zona Leste, totalizando 12,5 km de extensão e em março, na avenida Inajar de Souza, na Zona Norte, com 0,6 km.

– Ainda em março, foram implantados 1,3 km na avenida Comendador Martinelli, na Zona Oeste e 9,8 km nos trechos entre as avenidas Jabaquara, Domingos de Moraes e Vergueiro.

– Foram instaladas em abril as faixas exclusiva na avenida Guilherme Cotching, na Zona Norte, com 3,4 km de extensão, outra no trecho entre as ruas Catumbi, Jequitinhonha e Marcos Arruda, na Zona Leste, contando com 2,1 km. A avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte, ganhou mais 2,8 km de faixa exclusiva.

– O trecho entre a avenida Mateo Bei e a rua Rio das Pedras, na Zona Leste, e a avenida Nossa Senhora do Sabará, na Zona Sul, ainda receberam, respectivamente, 7,8 km e 2,7 km de faixas para ônibus no mês passado. Outra via para coletivos com 13 km de extensão foi implantada no fim de abril, na estrada do Imperador, Mogi das Cruzes e rua Imbira.

A mais recente faixa exclusiva foi implantada no último dia 20, com 0,2 km entre as ruas João Rudge e Zanzibar, na Casa Verde, Zona Norte.

Funcionamento das novas faixas

– Radial Leste 1,1 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, entre a estação Tatuapé do Metrô e a avenida Álvaro Ramos. 11,4 km de segunda a sexta-feira, das 10h às 23h. 11,4 km, no sentido Bairro, entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho e no sentido Centro entre as ruas Carlos Silva e da Figueira.

– Avenida Inajar de Souza 0,6 km de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, entre a avenida Deputado Emílio Carlos e a Rua Edson Andrade Silva.

– Avenida Comendador Martinelli 1,3 km de segunda a sexta-feira, das 6h à 9h, no sentido Centro.

– Jabaquara Domingos de Morais Vergueiro 9,8 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, na avenida Jabaquara, sentido Centro, entre as ruas Irerê e Luis Góis; das 17h às 20h na avenida Jabaquara, sentido Bairro, entre as ruas Luis Gois e Panamericana; das 6h às 9h e das 17h às 20h na Rua Domingos de Morais, sentido Bairro, entre as ruas Estela e Madre Cabrini; das 6h às 9h na Rua Domingos de Morais, no sentido Centro, entre as ruas Luis Gois e Santa Cruz; das 6h às 9h e das 17h às 20h na rua Domingos de Morais, no sentido Centro, entre as ruas Afonso Celso e Pinto Ferraz; das 17h às 20h na Rua Domingos de Morais, no sentido Bairro, entre as ruas Monsenhor Manuel Vicente e Luis Gois; das 6h às 9h e das 17h às 20h na Rua Vergueiro, sentido Centro, entre as ruas Carlos Petit e Nicolau de Souza Queiroz.

– Avenida Guilherme Cotching 3,4 km de segunda a sexta-feira, das 6h à 9h, entre as ruas Isidoro Mateus e Araritaguaba, no sentido Centro e das 17h às 20h, no sentido Bairro.

– Ruas Catumbi Jequitinhonha e rua Marcos Arruda 2,1 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro da rua Marcos Arruda e das 17h às 20h no sentido Bairro das ruas Catumbi Jequitinhonha.

– Avenida Engenheiro Caetano Álvares 2,8 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, entre as ruas Domingos Torres e Zilda, no sentido Centro e das 17h às 20h no sentido Bairro.

– Mateo Bei Rio das Pedras 7,8 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, entre a praça Felisberto Fernandes da Silva e a avenida João XXIII e sentido Bairro, das 17h às 20h.

– Avenida Nossa Senhora do Sabará 2,7 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, entre as avenidas Washington Luis e Interlagos e no sentido Bairro das 17h às 20h.

– Estrada do Imperador Mogi das Cruzes Rua Embira 13 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, entre a avenida Pires do Rio e a avenida São Miguel e no sentido Bairro das 17h às 20h.

– Ruas João Rudge e Zanzibar (Casa Verde) 0,2 km de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, sentido único para o Centro, entre rua Bernardino Fanganiello e avenida Brás Leme.

Multa e fiscalização

A CET fiscaliza rotineiramente as faixas exclusivas de ônibus para evitar que veículos comuns individuais as usem durante o horário reservado para os coletivos.

Invadir a faixa acarreta em infração leve para o motorista, com a perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 53,20.

Leia também: "Aumentar número de passageiros no ônibus é um absurdo", diz ex-ombudsman da CET

Compartilhe este artigo