Com informações do site da revista Exame
O coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, ocupa a 54ª posição no ranking dos 100 líderes com a melhor reputação do Brasil, formulado pela Merco (empresa de pesquisa europeia) e divulgado no dia 6 no site da revista Exame. “Israelense naturalizado brasileiro, Oded Grajew nasceu em 1944 e tem importante atuação no terceiro setor. Está à frente do conselho deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização que fundou em 1998”, informa o site.
Para avaliar os líderes, a visão estratégica e comercial foram dois dos sete pilares que sustentaram a pesquisa do Merco. A capacidade de inovar, unir suas equipes, fomentar a ética, se projetar internacionalmente e se comunicar completaram a os critérios de análise de lideranças.
Segundo Adrián Cordeiro, diretor geral da Merco, boa parte dos líderes elencados pode ser enquadrada dentro do que ele chama de “binômio virtuoso”, em que duas coisas ocorrem simultaneamente: a reputação de uma grande empresa fazendo uma liderança notável e uma liderança notável fazendo a reputação de uma grande empresa. “Existe uma transferência significativa de reputação entre empresas e líderes, com uma coincidência expressiva entre as avaliações que são dadas a um e outro”, afirma.
Os dez primeiros da lista são: Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, herdado do pai; Eike Batista, que comanda o Grupo EBX – holding com operações de mineração, logística, petróleo, entre outros; o engenheiro Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco; Abílio Diniz, que acumula a presidência dos conselhos de administração do Grupo Pão de Açúcar e da BRF, ex-Brasil Foods; Antônio Ermírio de Moraes, presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim; Fábio Barbosa, que acumula atualmente a presidência da Abril S/A e da Abril Mídia; Maria das Graças Foster, engenheira química e atualmente preside a Petrobras; Luiza Helena Trajano, à frente da rede varejista Magazine Luiza; Roger Agnelli, à frente da empresa de investimento AGN Participações; e Alessandro Carlucci, presidente da Natura.
Confira todos os 100 ranqueados.