“Em nota, Alckmin diz que ficou ‘clara a dimensão nacional do movimento'” – Folha de S.Paulo

Daniela Lima, da Folha de S.Paulo

Em nota divulgada pelo Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirma que ficou "clara a dimensão nacional do movimento". Ontem, ao menos 215 mil pessoas protestaram nas principais cidades do país, engrossando a onda de atos que se iniciaram no Rio de Janeiro e em São Paulo na semana passada.

A declaração é uma tentativa clara de tirar o seu governo do foco das manifestações e diluir a onda de insatisfação popular. Alckmin também afirma que os protestos na capital paulista transcorreram "de forma pacífica", embora ontem, após quase cinco horas de marcha sem conflitos, um grupo tenha tentado invadir o Palácio dos Bandeirantes.

Ele disse ainda ter fracassado a tentativa "de uma minoria política radical de usar ações violentas para criar distúrbios".
"A estratégia de estabelecer um diálogo entre a Secretaria de Segurança Pública e os líderes do movimento funcionou com perfeição, resultando em uma manifestação tranquila em praticamente todos os seus trajetos", afirma a nota do governador.

"Fracassou, portanto, a tentativa de uma minoria política radical de usar ações violentas para criar distúrbios e desvirtuar a manifestação. Venceram o diálogo e o bom senso."
Segundo a assessoria de imprensa do governo, Alckmin permanece no Palácio dos Bandeirantes. Questionada, a assessoria afirmou que ainda há um "pequeno grupo" de manifestantes em frente à sede do governo paulista – onde fica também a residência oficial do governador -, mas que funcionários do Palácio estão conseguindo entrar e sair com tranquilidade do prédio.
Até o momento, não há previsão de agenda pública para o governador hoje.

Leia a íntegra da nota do governador:

"Ficou clara a dimensão nacional do movimento que, em São Paulo, transcorreu de forma pacífica. A estratégia de estabelecer um diálogo entre a Secretaria de Segurança Pública e os líderes do movimento funcionou com perfeição, resultando em uma manifestação tranquila em praticamente todos os seus trajetos. Fracassou, portanto, a tentativa de uma minoria política radical de usar ações violentas para criar distúrbios e desvirtuar a manifestação. Venceram o diálogo e o bom senso."

Compartilhe este artigo