Opinião a favor dos protestos também registrou forte crescimento nos últimos cinco dias
Do R7
A maioria dos paulistanos relatou ter interesse maior nos protestos realizados recentemente do que na Copa das Confederações. Pesquisa apontou que, entre os moradores de São Paulo, 70% se interessam pelas manifestações e apenas 18% no torneio de futebol realizado em algumas cidades do País. O levantamento, realizado pelo Instituto Datafolha, ouviu 805 moradores da cidade de São Paulo nesta terça-feira (18).
A pesquisa também indicou que 6% da população não se interessa em nenhum dos temas. Outros 6% não sabem a resposta.
Ainda sobre as manifestações, pesquisa do Datafolha realizada na quinta-feira (13) apontou que 55% das pessoas apoiavam o protesto. Ontem, esse índice alcançou a marca de 77%. A reprovação caiu de 41% para 18%. O número de pessoas que se mostravam indiferentes registrava índice de 3%, e agora são 5% do total. O índice daqueles que não sabem está em 1%.
A atuação da polícia foi reprovada pela maioria das 805 pessoas ouvidas. Para 51%, os policiais agiram de maneira mais violenta do que deveriam. Por outro lado, 31% acreditam que a violência ocorreu na medida certa. Já 13% dizem que a violência é menor do que deveria.
Sobre as motivações das manifestações, 67% dos entrevistados atribuíram os atos ao aumento da passagem de ônibus. Outros fatores foram apontados: 38% falaram em corrupção; 35%, nos políticos; e 27%, um transporte público de melhor qualidade. Outros 20% relataram que os protestos ocorriam também por mais segurança, 18% contra a violência/repressão da polícia e 14% pela tarifa zero/passe livre.