“Marginal Pinheiros terá faixa exclusiva para ônibus na próxima segunda-feira” – Folha de S.Paulo

André Monteiro, de São Paulo
 
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, informou hoje (24) que as faixas exclusivas de ônibus da marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo, vão começar a funcionar na próxima segunda-feira (1).
 
De acordo com o secretário, as faixas serão implantadas entre as pontes Cidade Jardim e João Dias, nos dois sentidos. Segundo ele, na primeira semana não haverá multa para quem invadir o espaço voltado para os ônibus. No início, explica Tatto, será feita apenas a orientação aos passageiros.
 
Invadir a faixa de ônibus à direita nos horários de funcionamento é uma infração leve e rende multa de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação.
 
Tatto diz que a próxima grande via a receber faixas exclusivas será a avenida Paulista. Segundo Tatto, o projeto está sendo finalizado e a estimativa é que seja colocado em prática até julho. Desde o início do ano, a gestão Fernando Haddad (PT) já implantou 59 km de faixas exclusivas.
 
Mais faixas
 
Na marginal Tietê, a faixa de ônibus foi implantada na semana passada. O tempo de viagem dos coletivos foi reduzido em até 30 minutos.
 
O serviço funciona nos horários de pico, em dias de semana, na faixa da direita da pista local, nos dois sentidos, em trechos entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva (das 6h às 9h, sentido Castello Branco, com percurso de 5 km; das 17h às 20h, sentido Ayrton Senna, com 7,7 km).
 
A SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) também implantou hoje duas faixas exclusivas de ônibus em São Paulo para dar mais agilidade aos coletivos na Vila Mariana (zona sul) e no Butantã (zona oeste).
 
Na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, na Vila Mariana, a faixa funciona no sentido centro, de segunda a sexta, apenas no horário de pico da manhã (das 6h às 9h).
 
A via exclusiva fica à direita, entre as ruas Doutor Fabrício Vampré e Domingos de Morais.
 
Outro trecho exclusivo foi implantado na rua Pirajussara, na região do Butantã. A faixa funciona no sentido da rodovia Raposo Tavares, entre a avenida Vital Brasil e a rua MMDC, de segunda a sexta no período das 6h às 22h.
 
Segundo a SPTrans, circulam pelos dois trechos 26 linhas de ônibus, que transportam 200 mil pessoas por dia.
Compartilhe este artigo