“Custo de ônibus será de R$ 6 bilhões em 2013” – O Estado de S.Paulo

Bruno Ribeiro
 
As reclamações mais comuns sempre foram sobre pontualidade, limpeza, lotação. Mas, de três semanas para cá, outro problema passou a ser discutido sobre os ônibus de São Paulo: o custo para mantê-los e quem paga a conta.
 
Os ônibus são financiados, basicamente, por cinco "tipos" de pessoas. Os estudantes, que usam passe escolar e pagam meia passagem (R$1,50), os empregados e os patrões de empresas, que compram vale-transporte, o usuário de bilhete único comum e as pessoas que pagam a passagem com dinheiro.
 
Além de completar a passagem dos estudantes e pagar a dos idosos, a Prefeitura investe recursos do Orçamento na rede porque a arrecadação não é suficiente. O preço para manter os 15 mil ônibus em circulação, neste ano, deve chegar a R$6 bilhões, segundo o prefeito Fernando Haddad (PT). Ano passado, o subsídio foi de R$ 1 bilhão.
 
Já o pagamento às empresas é feito por passageiro transportado. Cada vez que alguém passa pela catraca, independentemente de como pagou a passagem, as empresas de ônibus recebem, em média, R$ 2,30 e as cooperativas, R$ 1,90 – varia conforme a linha e a região. Quando o pagamento é em dinheiro, fica para a empresa.
 
Mudanças
 
Esse modelo de financiamento pode mudar. Os contratos para concessão das linhas vencem no próximo dia 17 e o prefeito decidiu cancelar a licitação que estava em andamento. O motivo é discutir melhor o modelo com a cidade.
 
O ex-secretário de Transportes da gestão Luiza Erundina Lúcio Gregori é um dos "gurus" do Movimento Passe Livre – que lidera as ações pela tarifa zero para o usuário – e critica esse formato. "Ao pagar por passageiro, você interfere na organização das linhas. As empresas vão buscar linhas que tenham mais passageiros e o menor número possível de ônibus", diz. Apenas as linhas mais rentáveis sobrevivem, diz ele.
 
Outro problema é o estímulo às integrações. Gomo o passageiro que está no bairro precisa pegar dois, até três ônibus para chegar ao centro, a Prefeitura tem de pagar a três empresas para que um passageiro faça uma única viagem.
 
Por isso, Gregori defende que a Prefeitura deveria fazer uma espécie de aluguel dos ônibus, pagando as empresas pelo uso dos veículos e distribuindo as linhas sem a necessidade de manter os coletivos lotados. O ex-secretário diz que o aluguei seria pago pela Prefeitura, que arrecadaria recursos fazendo uma reforma tributária.
 
O consultor de engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueira, por outro lado, diz acreditar que deveria existir ao menos uma "taxa simbólica" para o transporte, para evitar, por exemplo, o vandalismo.
 
Há quem defenda que o pagamento deveria ser feito por quilômetro rodado. Mas Figueira diz que o problema é a fiscalização: os ônibus poderiam rodar vazios e a cidade teria de pagar a conta. "O que é preciso, urgentemente, é aumentar a velocidade dos coletivos. Se eles dobram de velocidade, é como se o número de coletivos dobrasse, porque há maior oferta. E os custos de operação ficam menores", garante.
 
Colaborou Caio do Valle
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