“Faixa exclusiva para ônibus na Marginal Pinheiros entra em operação” – G1

Do G1 São Paulo
 
A faixa exclusiva para ônibus na Marginal Pinheiros começa a funcionar a partir desta segunda-feira (1º). A nova faixa deve funcionar do lado direito da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h até 20h.
 
O primeiro trecho da faixa exclusiva, no sentido de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, será implantado na Avenida das Nações Unidas, entre a Rua Professor Leme da Fonseca e a Avenida Interlagos, com extensão de 3,6 km. Já no sentido da Rodovia Castello Branco, será operada entre a Avenida Interlagos e a Avenida Mário Lopes Leão, com extensão de 4,2 km.
 
Anteriormente, ônibus que utilizavam a  Marginal Pinheiros circulavam por qualquer faixa, disputando espaço com os carros e veículos pesados. Desde o começo do ano, a cidade ganhou mais de 60 km de faixas exclusivas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego.
 
Posteriormente, a faixa exclusiva da Marginal Pinheiros deverá ser ampliada, ganhando continuidade em novos trechos. O trecho 2, nas avenidas Alcides Sangirardi, Marginal do Rio Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da Marginal), sentido Interlagos, da Ponte Ary Torres até o acesso à Avenida João Dias, com 5,8 km de extensão aproximada, será instalado no dia 8. Já o trecho 3, que será deflagrado no dia 15, será feito na Avenida das Nações Unidas, sentido Castelo Branco, entre a Avenida Mário Lopes Leão e a Ponte Ary Torres, com aproximadamente 7,4 km de extensão.
 
No último dia 17, a Marginal Tietê também ganhou 12,7 km de faixas exclusivas para ônibus. A exclusividade das 30 linhas de ônibus que circulam no local valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro, e das 17h às 20h em direção ao bairro.
 
Num primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada em três semanas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Compartilhe este artigo