Pela primeira vez, vagas para médicos nas Organizações Sociais de Saúde (OSSs) estarão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Além disso, Município anuncia concurso para 2450 vagas
Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo publicará, a partir das 13h30 desta quarta-feira (24), as vagas disponíveis para médicos nas Organizações Sociais de Saúde (OSSs) que atuam no município. Outros profissionais da área também serão contemplados. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá neste semestre concurso para a contratação de 2.450 médicos.
Na tela inicial do site da Prefeitura haverá um banner que redicionará os interessados nas vagas em OSSs para uma área com o nome da contratante, perfil da vaga, jornada de trabalho e endereço da unidade. Na região de Cidade Adhemar, por exemplo, há três vagas para clínico (20 horas semanais).
Após avaliar os cargos existentes, o profissional deve encaminhar seu currículo para o e-mail selecaosms@prefeitura.sp.gov.br e informar em qual vaga pretende atuar. Com esta medida, a Secretaria Municipal da Saúde busca garantir ainda mais transparência no processo seletivo e ampliar a oferta para médicos de outras cidades e estados.
Concurso
Outra medida que a Secretaria irá adotar neste semestre é a abertura de concurso público para 1.000 médicos na Rede de Atenção Básica e 1.450 para a Autarquia Hospitalar Municipal, que administra 10 hospitais. Esta seleção terá validade de um ano, com salário inicial de R$ 4.203,13 para jornada de 20h, já incluídas as gratificações.
Mais Médicos
A Secretaria Municipal da Saúde realizou esta semana a adesão ao programa federal “Mais Médicos”, solicitando à União a presença de 158 médicos – neste momento, número máximo que a cidade pode solicitar seguindo os critérios do edital. Os profissionais deverão trabalhar em 82 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital – sujeitos à análise do Ministério e à oferta de profissionais.
As vagas serão disponibilizadas para UBSs localizadas em distritos censitários classificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como 4 e 5, ou seja, regiões com maior vulnerabilidade social. Desse modo serão contempladas: 16 unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (com 38 vagas), 11 unidades Coordenadoria Regional de Saúde Norte (22 vagas), duas unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Centro-oeste (três vagas), 16 unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (com 32 vagas) e 37 unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (com 63 vagas).
Os profissionais contratados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais, e receberão bolsa de R$ 10.000 mensais, além de vale-refeição. O edital prevê também auxílio aluguel e transporte, caso haja necessidade. Tais benefícios, no entanto, estão condicionados ao endereço de origem do profissional que se disponibilizar a trabalhar nas UBSs selecionadas.