Conselho Distrital Participativo é tema de debate na Câmara

Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira (1º/8) um debate para tratar da implantação e as primeiras eleições diretas do Conselho Municipal Participativo, lançado nesta quinta pelo prefeito Fernando Haddad.

Os Conselhos terão função de planejamento e controle social das subprefeituras. Vão fiscalizar, coordenar e articular os demais conselhos temáticos do território e ainda terão a fundamental tarefa de elaboração dos Planos de Bairro, previsto no Plano Diretor Estratégico da cidade.

O Conselho Participativo Municipal é uma proposta de emenda parlamentar do vereador José Police Neto (PSD), que faz parte da Lei que instituiu a reforma administrativa no começo do ano. “É um momento de dar um novo passo. São 96 conselhos com eleição direta, com conselheiros e eleitores desses distritos, com a tarefa de planejar o território, discutir e aprovar os planos de bairro e principalmente avançar na busca de excelência dos serviços públicos.”

O Conselho Participativo Municipal será composto por conselheiros eleitos por cada distrito que compõe uma respectiva subprefeitura. A subprefeitura da Sé, por exemplo, é composta por oito distritos: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé.

Para o subprefeito da região, Marcos Barreto, os conselhos vem dar uma resposta aos anseios da sociedade de poder fiscalizar, sugerir e ser consultada sobre as políticas públicas. “Aqui na Sé vão ser 49 membros eleitos, então dá espaço para cada distrito ter uma participação realmente forte e efetiva. O Conselho veio em ótima hora.”

Outro ponto sinalizado no debate é como incentivar a participação popular na formação dos conselhos, realizando os trabalhos em datas e horários adequados à rotina de trabalho dos paulistanos.

Maria Nazaré dos Santos, do Conselho de Metas lembrou que a colaboração da população é fundamental. “É preciso convencer um vizinho, por exemplo, como a participação dele é importante nesse processo, para dessa forma, ver a sociedade trabalhando para a cidade.”

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo