Mais Educação São Paulo debate os sistemas de avaliação

Debate terá a participação do secretário municipal da Educação, César Callegari, e de educadores da capital

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo

O hotsite Mais Educação São Paulo transmitirá ao vivo nesta sexta-feira (23) o primeiro de uma série de quatro debates sobre as propostas da reforma do ensino na capital. O tema inicial a ser discutido será a avaliação dos estudantes.

O debate, com a presença do secretário Cesar Callegari, começará às 12h30 e terá também a participarão da diretora de escola Andrea Steinvascher, das professoras Adriana de Oliveira Dias, Hanna Esteves e Helena Cristina Losinno Martins, da coordenadora pedagógica Franciele Busico Lima e da supervisora escolar Ana Lucia de Souza.

Reorganização curricular

Apresentado na última quinta-feira (15), o Mais Educação São Paulo é um programa de reorganização curricular e administrativa, ampliação e fortalecimento da Rede Municipal de Ensino.

Entre os principais conceitos do novo plano está a divisão dos nove anos do Ensino Fundamental em três ciclos: Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º), Interdisciplinar (4º ao 6º) e Autoral (7º ao 9º). Atualmente, a divisão é de apenas dois períodos, Fundamental I (1º ao 5º) e Fundamental II (6º ao 9º). A medida suaviza a mudança entre os ciclos, já que, ao invés de o aluno passar de uma única professora generalista para uma série de especialistas de um ano para outro, a transição será gradativa dentro dos ciclos.

No modelo atual existe a possibilidade de retenção do aluno por falta de aprendizado apenas nos últimos anos dos dois ciclos (5º e 9º). O novo programa propõe ainda a retenção não só no final de cada ciclo, 3º, 6º e 9º ano, mas também no 7º e 8º anos caso o aluno não apresente evolução. A medida impede que, por exemplo, a criança chegue aos oito anos sem estar alfabetizado. Em 2011, com o atual modelo, foi verificado que 38% dos alunos chegaram ao 4º ano sem estarem plenamente alfabetizados.

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