A intenção da conferência é abrir a oportunidade para que a população participe da reelaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS), que norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas.
Etapas
Organizada pela Secretaria de Serviços, Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a Coordenação das Subprefeituras, a Conferência tem se destacado pelo diálogo com as comunidades. As etapas preparatórias contemplaram todas as regiões do município, com plenárias realizadas pelas 31 subprefeituras.
O que é a Conferência Municipal do Meio Ambiente?
A Conferência Municipal do Meio Ambiente é um fórum de discussão para a formulação de políticas públicas ambientais na cidade. Este ano, acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Participam os delegados eleitos nas conferências preparatórias e os integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outras pessoas. Esta conferência elege os representantes que irão ao encontro estadual.
O que é o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos?
O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é importante porque se trata da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no âmbito do município. Ele deve contemplar pontos obrigatórios especificados pela Política Nacional, como o uso de aterros sanitários apenas para o descarte de rejeitos (material que não pode ser nem reutilizado, nem reciclado ou tratado); a responsabilidade compartilhada na produção, redução, descarte e recolhimento; adoção da compostagem e implantação de coleta seletiva que garanta a inclusão social dos catadores.
IV Conferência Municipal do Meio Ambiente
Local: Centro de Convenções do Anhembi (Auditório Celso Furtado)