“Plano de metas para Florianópolis é apresentado pela prefeitura” – Diário Catarinense

Projeto prevê discussão pública para a fixação de projetos orçados e com data de conclusão prevista

Luis Antonio Hangai
 
A prefeitura de Florianópolis abriu pela primeira vez ao público o plano de metas que deve servir como ferramenta de gestão do orçamento municipal para os próximos anos. A relação final das metas, que deve estar concluída até o final deste ano, divulgará projetos já orçados e com prazo de conclusão previstos. A população poderá participar fazendo comentários e críticas aos planos apresentados pela prefeitura por meio de audiências regionais, conselhos municipais e e-mail.
 
Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira, a prefeitura apresentou a primeira etapa do plano para a capital. Neste encontro realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) o prefeito César Souza Júnior (PSD), acompanhado por assessores técnicos, mostrou como irá funcionar o programa que  prevê a distribuição de  recursos em três eixos: compromissos sociais, desenvolvimento da cidade e governança pública.
 
Algumas metas para 2016 que já estão sendo pensadas pela prefeitura são a construção de 25 novas creches,  500 casas populares, implantação de guarda municipal nas escolas e a construção de um mercado público no continente no bairro Jardim Atlântico. Segundo o prefeito, com a publicação do plano de metas os florianopolitanos poderão se informar sobre os gastos das prefeituras e a alocação de recursos públicos.
 
— Dessa maneira a população poderá tomar conhecimento de que o dinheiro público não é suficiente para atender todas as demandas. O cidadão passará a compreender que se uma meta não é cumprida não é por falta de vontade do governo, mas por conta da limitação de recursos, que acabam destinados a áreas consideradas prioritárias em detrimento de outras — disse o prefeito.  
 
A fixação de um plano de metas para a cidade foi promulgada em junho pela Câmara de Vereadores. A proposta partiu do movimento Floripa Te Quero Bem, encabeçado pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário grande Florianópolis (Icom), Instituto Vilson Groh e Grupo RBS.  
 
Entre outubro e dezembro estão pré-agendadas mais quatro audiências públicas onde as metas apresentadas pela  prefeitura poderão ser discutidas. Sugestões também podem ser encaminhadas pelo e-mail pmflorianopolis@gmail.com.  
Compartilhe este artigo