O coordenador da Rede Nossa São Paulo, Mauricio Broinizi, propôs a realização de estudo para verificar quem deve ter passe livre no transporte público. A ideia foi sugerida durante o Fórum Mobilidade Urbana: Tarifa e Financiamento, realizado pela RNSP e Ministério Público paulista nesta segunda e terça-feira (7 e 8), no centro de São Paulo.
Broinizi disse acreditar, por exemplo, que, seria um direito dos jovens, independentemente de serem estudantes ou não. “O jovem enfrenta maior nível de desemprego, demora a entrar no mercado de trabalho e representa altos índices de vulnerabilidade, especialmente em áreas da cidade que não vão mudar de uma hora para outra e onde essa juventude fica refém do nada e inclusive de outras formas de abordagem e aliciamento, incidência do tráfico e criminalidade”, comentou. Em casos como este, segundo ele, o preço da passagem é um obstáculo para o jovem transitar pela cidade como um todo, em busca do que ele não encontra em sua degradada região.
Além dos jovens, desempregados poderiam ser beneficiados, mas tudo dependeria do estudo. “Esse estudo precisa ser feito, com critério de justiça social, de características regionais, territoriais, para saber comoo é que vamos proporcionar esse passe livre e quais os custos de tarifação e financiamento”, sugeriu.
O secretário municipal de Transportes na gestão Luiza Erundina, engenheiro Lúcio Gregori, se manifestou a favor de que financiamento da tarifa seja focado no princípio da justiça tributária. “Paga mais quem tem mais, menos quem tem menos e não paga paga quem não tem", defendeu.
Leia mais sobre o Fórum Mobilidade Urbana: Tarifa e Financiamento
Custo fixo na remuneração das empresas do transporte público é defendido em fórum
Municipalização da Cide seria medida ‘socialmente justa’, diz pesquisador
Presidente do Metrô é questionado sobre gastos com ‘grandiosidade’ de estações
Economista sugere criação de agência reguladora do transporte público na Grande SP
Empresas de transporte público apresentam custos das tarifas na Região Metropolitana de SP
Confira os links para as apresentações dos palestrantes no site do MPSP