“Três ferramentas para melhorar a mobilidade de São Paulo” – Ciclovivo

No último fim de semana, a Prefeitura de São Paulo promoveu o evento “Hackatona do Ônibus”, que reuniu desenvolvedores e programadores digitais a fim de criar aplicativos para facilitar a mobilidade urbana na cidade.
 
Foram mais de 58 equipes inscritas, mas apenas três seriam contempladas com prêmios que variaram de três a oito mil reais. Para desenvolver os aplicativos, os participantes contaram com dados do sistema de transporte da Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans.
 
Os aplicativos selecionados serão avaliados e gradualmente implantados no sistema de transporte da capital. Veja abaixo os aplicativos vencedores:
 
1º lugar – Equipe NanoIT com o aplicativo “Cadê o Ônibus?”
 
O app possui o “Módulo Cobrador” em que o cobrador de ônibus atua como fiscal. Ele pode indicar a situação do ônibus, trechos com tráfego intenso, além de possíveis ocorrências a polícia e/ou bombeiros.
 
Há também o “Módulo do usuário”. Nesse canal, é possível fazer pesquisa de linhas/ônibus, consulta de itinerário, estimativa de tempo e de trânsito, informações das paradas de ônibus, notícias, opções de rota, entre outras funcionalidades.
 
O aplicativo foi desenvolvido por Falber Henrique Maistro, Luiz Fernando Silva de Oliveira, Rafael Reimberg Lima, Bruno de Oliveira e Daniel Tamai Gabriel.
 
2º lugar – Equipe PoliGNU com o Aplicativo #TrilhaSP
 
Permite ao usuário do sistema fornecer avaliações com relação ao serviço de transporte coletivo. O aplicativo utiliza um modelo de game e os perfis de usuários serão integrados às redes sociais. O #TrilhaSP também é integrado diretamente ao Twitter da SPTrans, para o registro de reclamações.
 
O aplicativo foi desenvolvido por Diego Rabatone Oliveira, Haydée Svab, Fábio Cunha Lofrano e Antônio Guilherme Ferreira Viggiano.
 
3º lugar – Equipe Bad Request com o aplicativo InsPorte (Inspetor do Transporte)
 
Através do app, o cidadão torna-se um informante das condições do transporte público. É possível falar sobre a localização e as condições dos pontos, dos veículos de transporte público e de seus funcionários, com comentários e fotos, além de detectar o tempo de viagem.
 
O aplicativo também pode mostrar ao usuário um feed de notícias sobre o transporte público em geral, alertando, com notificações, possíveis problemas com as linhas mais usadas por este usuário. Redes sociais podem ser usadas para compartilhamento do ranking, além de servirem para avisar amigos sobre eventuais problemas na linha.
 
O aplicativo foi desenvolvido por Fabio de Albuquerque Dela Antonio, José Eduardo de Melo Colabardini e Danilo de Godoy Carolino.
 
A competição Hackatona do Ônibus, iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM), encerrou o evento “São Paulo Aberta”, que promoveu uma série de atividades e debates sobre políticas públicas de participação social e transparência na cidade.
Compartilhe este artigo