Prefeitura fará duas pesquisas anuais de opinião do usuário sobre o transporte público

Foi o que prometeu o secretário de Transportes Jilmar Tatto no Fórum Mobilidade Urbana, realizado nesta quinta-feira (7) pela ANTP e FNP na capital paulista.

A Prefeitura de São Paulo fará duas pesquisas anuais para saber a opinião do usuário sobre o transporte público. Foi o que informou o secretário de Transportes Jilmar Tatto na manhã desta quinta-feira (7) durante o Fórum da Mobilidade Urbana, realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no centro da cidade.

Segundo ele, o usuário será consultado sobre a totalidade do serviço: limpeza, pontos e pontualidade, itinerários, tempo e condições de deslocamento, etc. Considerações que, desde 2009, são levadas em conta na pesquisa IRBEM, realizada pela Nossa São Paulo em parceria com o Ibope.

As pesquisas prometidas por Tatto deverão aferir o resultado de ações que, segundo o secretário, estão ocorrendo para garantir um melhor serviço à população. Ele afirmou, por exemplo, que desde 1º de novembro ônibus nenhum do transporte público da cidade pode sair da garagem sem que esteja com o aparelho de AVL (Localização Automática De Veículos) em funcionamento. Nesse aparelho, é utilizada a tecnologia GPS, empregada para monitoramento dos veículos. “Se está programada saída de 5 em 5 minutos e não sai, alguma coisa está errada, e isso se verifica através do AVL”, comentou.

Tatto também disse que será implantado um sistema denominado “fator de cumprimento de partida”. Caso a empresa concessionária ou permissionária não respeite o número de partidas estipulado em contrato, esta será punida com desconto no valor de sua remuneração, em vez do recebimento de multa, como vem ocorrendo até o momento. “Às vezes, a empresa prefere pagar multa a cumprir o contrato”, observou o secretário.

Leia mais notícias sobre o Fórum da ANTP e FNP

Fórum sobre mobilidade debate reforma urbana e infraestrutura

Engenheiro colaborador da RNSP defende prioridade para pontos de ônibus

 
Compartilhe este artigo