Plano Diretor Estratégico deve ser votado até março de 2014

Fonte; Portal da Câmara Municipal de São Paulo

Inicialmente previsto para ser votado até o fim de 2013, o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo deve ser aprovado apenas em março do próximo ano. A informação foi dada nesta quinta-feira (28/11) pelo vereador Dalton Silvano (PV) durante uma audiência pública que debateu o projeto na subprefeitura Vila Mariana.

Segundo o parlamentar, a opinião já é consensual entre os membros da Comissão de Política Urbana, que estão analisando o projeto. “Não há tempo hábil para votarmos ainda esse ano. A Câmara está discutindo o Orçamento e outras matérias importantes, projetos de vereadores, que precisam ser votados agora”, declarou Silvano durante a reunião.

Também presente no evento, o diretor de urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Kazuo Nakano, diz que o governo trabalha agora com o cronograma de aprovar o projeto em primeira discussão em fevereiro de 2014 e em segunda no mês seguinte.

As audiências públicas para discutir o PDE vão até o dia 19 de dezembro, quando será realizado o último dos 45 encontros promovidos pela Câmara para debater o tema. A partir das sugestões coletadas, a comissão fará alterações no projeto encaminhado pelo Executivo e iniciar a discussão em plenário no início do próximo ano.

Verticalização

Durante a audiência desta quinta, vários moradores demonstraram receio em relação aos efeitos do plano na região. A permissão para a construção de edifícios mais altos em algumas áreas que hoje são exclusivamente residenciais foi questionada por vários dos participantes do encontro.

O engenheiro agrônomo Ricardo Oliveira levou para a audiência um abaixo assinado de 25 metros de comprimento contra a verticalização na região. Para Oliveira, a Vila Mariana está passando por um processo de elitização que deveria ser revertido pelo PDE.

“Atualmente, a classe média e a classe média baixa estão sendo expulsas por grandes empreendimentos de luxo. Se a lei permitir um coeficiente de aproveitamento maior teremos ainda mais empreendimentos de luxo, mais trânsito, mais elitização”, lamentou o morador.

A Câmara criou um hotsite para que a população possa se informar e interagir no processo de revisão participativa do Plano Diretor. Lá é possível ler o projeto na íntegra e fazer sugestões de mudanças no texto que está em tramitação.

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo