Por portal da Câmara Municipal de São Paulo
O líder do governo na Câmara Municipal, Arselino Tatto (PT), afirmou durante a sessão de terça-feira (11/3) que a prefeitura aceitou alterar o Projeto de Lei (PL) 17/2014, que alarga diversas vias da cidade para a construção de corredores de ônibus. O projeto tem enfrentado a resistência de moradores da região da Av. Nossa Senhora do Sabará, que temem a realização de desapropriações.
Tatto declarou que todos os líderes partidários assinaram uma emenda retirando a avenida da zona sul do projeto. “Nós falamos aqui que o governo está aberto a negociações”, disse o petista. Segundo o líder do governo, ainda não está decidido se a emenda será apresentada na primeira ou na segunda votação da proposta.
Na terça o governo tentou votar o PL em primeira discussão, mas não conseguiu quórum para aprova-lo na reunião conjunta das comissões, o que impediu que a matéria fosse discutida no plenário.
Um dos vereadores contrários à proposta, Coronel Telhada (PSDB) questionou a política de mobilidade urbana da prefeitura. “O problema do trânsito sempre existiu, mas piorou depois da instalação das faixas de ônibus”, disse o tucano.
Desde que assumiu o governo, Fernando Haddad já implantou mais de 300 km de faixas exclusivas e planeja a construção de mais 150 km de corredores. Segundo a prefeitura, nos locais onde a faixa foi implantada a velocidade média dos ônibus aumentou.
Já Ricardo Young (PPS) pediu a realização de mais audiências públicas para debater o projeto – foram duas até o momento. “Vamos conversar com a população e ver as propostas que ela apresenta”, pediu o parlamentar.
Mais cedo, durante reunião do Colégio de Líderes, o líder do PT, Alfredinho, lembrou que os corredores do PL 17/2013 já estavam previstos no plano de metas da gestão, que foi amplamente discutido com a sociedade – foram realizadas audiências em todas as subprefeituras da cidade para debater o documento.
Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.