Jundiaí fará plano de mobilidade

Por Danilo Sanches

Empresa de São Paulo é quem vai buscar diretrizes para que trânsito da cidade flua nos próximos anos

O Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí será assinado hoje pela Prefeitura de Jundiaí. O plano dará as diretrizes para os projetos e ações nas áreas de transporte e trânsito na cidade para os próximos 15 anos.

O prefeito Pedro Bigardi (PCdoB) afirma que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é uma das promessas de campanha e que foi apontado no plano de metas do governo. O objetivo, segundo ele, é o de melhorar a mobilidade e reduzir o trânsito na cidade.

Jundiaí vem de uma onda de crescimento desproporcional e o próprio prefeito já havia mencionado que algumas ações precisariam ser feitas para dar mais fluidez, em uma cidade que ganhou 14 mil novas unidades residenciais nos últimos quatro anos, com elas mais gente e carros.

A empresa responsável pela elaboração do plano será a Sistran Engenharia, de São Paulo, e o trabalho está programado para começar ainda este mês. 

Pesquisa 

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fará uma pesquisa com 22 mil pessoas nas rodovias e ferrovias nas sete cidades da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí). A pesquisa deve orientar as mudanças da empresa para os próximos anos.

Os resultados da pesquisa vão formar uma base de dados que será enviada para todas as prefeituras da AUJ, ainda no primeiro semestre de 2015, para melhorar o transporte coletivo.

Matéria originalmente publicada no Diário de S. Paulo

Compartilhe este artigo