A Prefeitura de São Paulo apresentou na manhã desta terça-feira (1) o primeiro semáforo programado para ônibus da cidade. O equipamento, que libera a passagem dos coletivos antes dos carros, foi instalado no cruzamento entre as ruas Clélia e Tibério, na Lapa (zona oeste de SP).
Baseado no sistema inglês "Queue Jump" – que na tradução livre seria algo como "fura-fila", o equipamento prioriza a saída dos ônibus nos semáforos antes do tráfego em geral. A ideia é instalá-los nos cruzamentos onde os coletivos precisam cruzar a pista de um extremo para o outro (saindo da faixa exclusiva à direita para a faixa da esquerda, por exemplo). Os ônibus saem, em média, 10 segundos antes que os demais veículos.
Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), este é o primeiro semáforo exclusivo para ônibus do país. O equipamento ainda deve equipar novos cruzamentos da cidade. O prefeito não adiantou em quais semáforos serão instalados os semáforos de ônibus.
"Na verdade é um mecanismo de ultrapassagem que não existe uma pista adicional ou um grande esforço do ponto de vista da logística para favorecer o transporte público. O semáforo evita o entrelaçamento do trânsito, melhorando o fluxo tanto para os ônibus quanto para os carros", afirmou o prefeito. O dinheiro gasto para a instalação do novo semáforo não foi revelado.
Por ser um equipamento pioneiro no país, o semáforo precisou da normatização do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para ser implantado. Caso o motorista dos demais veículos avancem quando o semáforo estiver verde só para ônibus haverá a aplicação de multa – o valor e a pontuação são os mesmos que a evasão de um semáforo comum.
A escolha do cruzamento na Lapa ocorreu devido ao grande número de ônibus que circulam na faixa à direita e precisam atravessar a pista para acessarem a faixa exclusiva à esquerda. Como a abertura do semáforo para os ônibus na rua Clélia era feita juntamente com os demais veículos, havia congestionamento na rua em horários de pico.
Além do semáforo para ônibus, foi readequada a sinalização de solo com a pintura de um trecho complementar da faixa exclusiva de ônibus na rua Célia – agora os ônibus ficam alguns metros a frente dos carros. Também foram instaladas placas educativas no cruzamento chamando à atenção dos motoristas e pedestres quanto ao semáforo específico para os ônibus.
Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, o projeto deverá ser ampliado para a cidade até o fim do ano. "Ao menos cinco cruzamentos estão em estudo. Agora que foi instalado este o projeto tende a acontecer de maneira mais rápida", afirmou.
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo