Extensão é maior do que os 44,9 km que a gestão Haddad (PT) implantou desde junho; Trechos anunciado são principalmente interligações e extensões de ciclovias já existentes.
Por Fabrício Lobel
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (5) a criação de mais 64,5 km de ciclovias ao longo de todo o mês de setembro.
A extensão anunciada é maior do que os 44,9 km que a administração Fernando Haddad (PT) construiu desde junho deste ano.
Os novos trechos são principalmente extensões e interligações de ciclovias já existentes. Alguns têm cerca de cem metros.
Os trechos mais longos estão entre as ruas Inglês de Souza e da Glória, no centro da cidade, com 4,1 km, e entre a rua Madre Cabrini e avenida Jabaquara, na zona sul, com 4,7 km.
"A lógica é criar uma malha viária para bicicletas. Com o aumento de ciclovias, deve-se aumentar a sensação de segurança do ciclista", disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
A ideia é que, futuramente, a cidade passe a ter 5% das viagens feitas por meio de bicicletas.
Hoje, a cidade de São Paulo tem 107,9 km, que ficariam 172,4 km até o final de setembro, conforme a promessa da prefeitura.
Até o final do ano, a prefeitura espera entregar cerca de 200 km de ciclovias. A meta até o final da gestão Haddad é entregar 400 km de vias exclusivas para bicicletas.
Compartilhamento
Tatto também afirmou que a prefeitura estuda enviar para a Câmara até o final do ano um projeto para criar um sistema público de compartilhamento de bicicletas. Hoje, esse serviço é oferecido apenas pelos bancos Itaú-Unibanco e Bradesco, por meio de um convênio com a prefeitura. O novo modelo deve ser feito na forma de concessão pública.
"A gente quer que isso vire uma política pública de mobilidade urbana. E que o ciclista possa pegar a bicicleta em um ponto, usando o bilhete único, deixá-la em outro e com a mesma tarifa usar o metrô ou ônibus."
Segundo estudos da pasta, o ideal é que a cidade tenha 50 mil bicicletas do tipo distribuídas em 5 mil pontos.
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo