Órgão terá o objetivo de articular ações entre as Subprefeituras e as secretarias, a fim de otimizar o tempo de desenvolvimento das demandas locais.
Por Secretaria Executiva de Comunicação
O prefeito Fernando Haddad assinou nesta sexta (12) o decreto que cria o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS). Sob coordenação da vice-prefeita Nádia Campeão, o grupo vai promover a integração das políticas públicas nas 32 subprefeituras. Com isso, a administração municipal pretende reforçar a atuação dos governos locais.
O comitê será formado por integrantes das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Planejamento, Finanças e Negócios Jurídicos, mas terá o apoio de todas as secretarias municipais. O ato foi realizado na sede da Prefeitura, em uma cerimônia que contou com a presença dos subprefeitos.
“Eu acho que nós vamos dar um grande passo hoje com essa medida, que vai servir de exemplo para as futuras administrações. Não vamos mais ficar descasados, secretaria de um lado, subprefeitura do outro. Nós vamos agora ter um ponto de intersecção entre secretarias e subprefeituras que a rigor nunca existiu na cidade de São Paulo. Essa intersecção é que compõe a matriz de intervenção que vocês estão construindo coletivamente”, afirmou o prefeito.
O principal objetivo do comitê é articular ações, o planejamento e a gestão entre as subprefeituras e as secretarias, a fim de otimizar o tempo de desenvolvimento e fazer com que as demandas locais tenham mais visibilidade dentro do governo. “Agora você vai ter um canal em todo o governo que vai processar estas demandas com uma mesma diligência que os grandes temas recorrentemente recebem da administração”, disse Haddad.
“É muito gratificante entender as dificuldades que a gente tem para governar, a imensidão de São Paulo é um desafio extraordinário de 32 cidades com quase 380 mil habitantes, se a gente fosse medir a população. Então é uma coisa estimulante. A população precisa que a gente se concentre no governo e o governo local tem uma importância fundamental”, afirmou a vice-prefeita e coordenadora do comitê, Nádia Campeão. “É uma questão que praticamente não tem custo nenhum. Tem o custo de você modernizar métodos de gestão, depende muito da nossa compreensão e da nossa vontade de realizar”, explicou Nádia.
Desde o primeiro semestre, o prefeito tem adotado medidas para aproximar o governo central dos governos locais. Uma das iniciativas é o Gabinete Itinerante, que leva secretários municipais às subprefeituras. O programa é coordenado pela Secretaria de Governo Municipal e já realizou mais de 45 visitas e audiências.
Coordenação das Subprefeituras
A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras continuará desenvolvendo o seu papel de articular os assuntos comuns nas subprefeituras no secretariado. “O desdobramento disso, do ponto de vista das demais secretarias, exigia uma instância de poder para compor essa matriz de atuação de cada secretário no território, que é o que está sendo criado agora”, disse Haddad.
“Com essa integração que começou a existir aqui entre as demais secretarias a gente sente a agilidade que a cidade está ganhando. É um ato para a administração muito forte, mas o que o cidadão já está sentindo é a velocidade que as subprefeituras e a interface com as demais secretarias nós vamos ter”, destacou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Teixeira.
Matéria publicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.