Iniciativa conta com diversas ações integradas e tem o apoio de organizações da sociedade civil.
Por Instituto Akatu
A crise hídrica vivida em São Paulo e em outras regiões do País exige uma ação coletiva, integrada e de larga escala, com a participação de vários atores sociais. Pensando nisso e na finitude de um dos recursos naturais mais vitais à existência humana, o Instituto Akatu lançou a campanha #águapedeágua neste mês.
“As pessoas talvez não tenham se dado conta do que significa viver sem água. A situação crítica de abastecimento de água em São Paulo nos mostra que a falta da água é uma possibilidade muito próxima – nessa cidade e no Brasil. E o que é possível fazer? A campanha #águapedeágua tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para mudar esse cenário”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente, do Instituto Akatu.
A campanha articulou ainda o apoio de mobilização de organizações da sociedade civil com o objetivo de ser uma janela para todas as iniciativas em torno do uso consciente de água que já existem. Já fazem parte da mobilização ISA – Instituto Socioambiental, TNC – The Nature Conservancy, Movimento Água para São Paulo, Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis. “Cada organização que já trabalha com o tema contribui com a sua expertise de ação e faz com que as iniciativas ganhem escala e velocidade. O problema da água só pode ter alguma solução se trabalharmos juntos”, comenta Mattar.
Campanha integrada
Na oferta de informações à população, a campanha #águapedeágua busca “desautomatizar” o consumo de água, por meio do engajamento de todos, como cidadãos, em uma nova postura de uso consciente desse recurso imprescindível, de forma permanente. A plataforma aguapedeagua.org.br, que foi construída pelo Instituto Akatu com o apoio da Olivas Digital, Estilingue Filmes e SambaPhoto, apresenta um amplo repertório de dicas sobre consumo consciente de água, terá vídeos colaborativos em breve.
Para chamar a atenção das pessoas para a importância das ações de cada um reduzindo o desperdício de água, a agência de publicidade Taterka criou várias ações de lançamento da campanha. Com o slogan “Sem água somos todos miseráveis”, cada instalação mostrará como personagem um produto que só existe para trazer água às pessoas. Uma mangueira “pede”: “Estou sem trabalho. Por favor, ajude”. Um bebedouro “clama” por um copo de água. Há, ainda, um filtro de água que “diz”: “Estou aposentado. Por favor, me ajude”.
“Como um bebedouro, um filtro de água ou uma mangueira poderiam ser utilizados caso faltasse água? Todos eles necessitam dela para ‘sobreviver’, assim como nós. Nosso objetivo é mobilizar as pessoas e lembrá-las de que a água é uma riqueza que precisa ser preservada por todos nós”, diz Eduardo Simon, Sócio e VP de Operações da Taterka. As intervenções estão expostas no Largo São Bento, Praças Patriarca e República, Campus da FAAP, no Conjunto Nacional (avenida Paulista), várias unidades do Senac, entre outros espaços.
A produção fotográfica da campanha é assinada pelo fotógrafo Mauricio Nahas, e o material será utilizado na produção de dois filmes, um na versão de 30’ e outro de 15’. A trilha será feita pela Banda Sonora. A campanha também engloba mídia online e offline, como TV, rádio, revista, mobiliário urbano, redes sociais e sites. A divulgação utiliza em todos os seus materiais a hashtag #águapedeágua e o site aguapedeagua.org.br, que reúne conteúdos de mobilização (dicas práticas, vídeos e interface colaborativa) sobre o consumo consciente de água.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br