Confira quem são os novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU)

Com mais de 16 mil eleitores, foi realizada a primeira eleição direta de representantes da sociedade civil no CMPU, ampliando a participação popular nas decisões sobre os rumos da cidade

Por Gestão Urbana SP

Com a participação de 16.523 eleitores, foi realizada neste domingo, dia 15 de março, a eleição para os novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). Ao todo 62 candidatos – titulares e suplentes – disputaram as 22 vagas em aberto, distribuídas entre associações de bairro, entidades acadêmicas e de pesquisa, ONG’s, movimentos ambientalistas e de mobilidade urbana, dentre outros. Foram 31 locais de votação, distribuídos pelas Subprefeituras.

O mandato dos novos membros do Conselho é de dois anos, sendo permitida apenas uma recondução.

Com a nova composição, o CMPU passa a ter 60 membros, 12 a mais do que anteriormente. O aumento está previsto no Plano Diretor Estratégico, que tem como uma de suas diretrizes fortalecer a participação popular nas decisões dos rumos da cidade. Pela primeira vez foi realizada a eleição direta para todos os segmentos da sociedade civil.

Confira aqui o resultado das candidaturas eleitas.

Clique aqui para acessar o número de votos por cada Subprefeitura.

Processo Eleitoral

O processo para a eleição de novos membros do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) começou no dia 13 de janeiro com a abertura das inscrições para os interessados em representar a sociedade civil no órgão.

Após o término das inscrições, em 2 de fevereiro, a comissão eleitoral do CMPU analisou a documentação dos candidatos e abriu prazo para recurso.

Com a avaliação do que foi apresentado, a lista final dos candidatos aptos a concorrerem às vagas foi publicada.

Como o número de candidatos, em alguns casos, foi igual ao número de vagas, certos segmentos tiveram as candidaturas automaticamente homologadas, foram eles: o setor empresarial, entidades sindicais e profissionais, movimentos ambientalistas, culturais e de mobilidade urbana.

Todas as etapas do processo foram divulgadas tanto no Diário Oficial como nos sites e redes sociais da SMDU.

O CMPU

O Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) é um órgão colegiado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) que tem por objetivo institucionalizar a participação da população nas decisões tomadas pelo poder público no que se refere às políticas de desenvolvimento urbano.

Composto por 26 membros representantes do poder público e 34 da sociedade civil, o CMPU consolida o conceito de gestão democrática no município.

As reuniões do Conselho acontecem pelo menos a cada dois meses e qualquer munícipe pode participar.

Matéria publicada no plataforma Gestão Urbana SP.

 

Compartilhe este artigo