Prefeitura de SP está proibida de abrir novas faixas para ciclistas, até que estudos de impacto sejam apresentados; Segundo o petista, que já construiu 205 km de vias para bikes, essas faixas ajudam a melhorar o trânsito.
Um dia após a Justiça determinar a paralisação das obras de ciclovias em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta sexta-feira (20) que as rotas para bicicletas melhoram o trânsito na cidade.
As faixas reservadas aos ciclistas são uma das principais vitrines da gestão petista, que construiu 205 km dessas vias e promete atingir os 400 km até o final do ano que vem.
Segundo o Ministério Público, a gestão não fez o planejamento necessário. A Justiça acolheu o argumento, com apenas uma exceção: a ciclovia da avenida Paulista, que poderá seguir em obras, sob a justificativa de que é a única feita com estudo prévio.
Em caso de descumprimento da decisão, a multa diária fixada é de R$ 10 mil.
Questionado sobre a decisão, Haddad disse que, na grande maioria das ciclovias, não foram feitos feitos estudos de impacto no trânsito porque faixas destinadas aos carros não foram retiradas.
"Noventa por cento das ciclovias foram colocadas em canteiros centrais ou em vagas de estacionamento", afirmou o prefeito petista.
Haddad diz que estudos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam que vagas de estacionamentos em vias pioram o trânsito, porque motoristas são obrigados a parar o veículo para que outro estacione.
Com a ciclovia e sem as vagas, portanto, o fluxo dos veículos acabou melhorando, de acordo com o prefeito.
"Se você suprimir uma das três faixas de rolamento, por exemplo, aí você faz um estudo de impacto, porque está tirando espaço do carro. Na grande maioria das ciclovias o espaço da faixa de rolamento não é suprimido", disse.
O prefeito afirmou que enviará para a Justiça todos os estudos sobre a implantação das faixas para ciclistas.
Embora a maioria aprove a instalação dessas ciclovias, a prefeitura tem recebido uma série de críticas de grupos de moradores e de comerciantes afetados diretamente.
Um levantamento feito pela SPTuris (São Paulo Turismo), da prefeitura, entrevistou 513 usuários das ciclovias em dezembro de 2014.
Para 84,4% deles, as ciclovias os incentivaram a usar as bicicleta como transporte. Entre os usuários, 31% usam as vias diariamente e 32,2% mais de uma vez por semana.
A nota geral dada é de 7,2. Para 54,5% dos entrevistados, a pavimentação das vias deveria ser melhorada — 44,2% cobram melhor sinalização para ciclistas.
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo