Conclusão da segunda fase será postergada por mais dois anos após decisão de romper contrato e abrir nova licitação; Estações Morumbi e Vila Sônia não ficarão prontas em 2016; Oscar Freire e Higienópolis também mudam prazo.
Por Gustavo Uribe
Depois de sucessivos atrasos no cronograma de obras, a construção da segunda fase da linha 4-amarela do Metrô de São Paulo será postergada por mais dois anos e deve ser concluída apenas em 2018.
O novo prazo é resultado de decisão do governo de São Paulo e do Banco Mundial, que financia a obra, de abrir uma nova licitação para a conclusão das estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, na zona oeste da cidade.
Prometidas há mais de uma década, elas tiveram a entrega anunciada para 2014, depois para 2016 e, agora, estão previstas só para 2017 e 2018, respectivamente.
A decisão de romper esse contrato foi motivada pela redução no ritmo de obras de responsabilidade da empresa Isolux Córsan-Corviam.
Segundo a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), a construtora espanhola diminuiu a quantidade de funcionários, insumos e equipamentos nos canteiros de obras desde 2014.
Os problemas também têm se estendido para a finalização das estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. O último cronograma previa que elas deveriam ser concluídas neste ano. Agora, devem ficar somente para 2016.
O governo paulista chegou a ameaçar a rescisão também do contrato para essas duas estações. O Banco Mundial, porém, decidiu mantê-lo –devido à promessa da empresa de retomar o ritmo normal da obra até o final de abril.
Licitação
A construtora espanhola venceu os dois lotes da segunda fase da linha 4-amarela –com contratos que chegam a R$ 559 milhões.
A nova licitação é estimada em R$ 500 milhões e será feita até junho, mas as obras devem começar apenas em 2016.
Em nota, a empresa espanhola confirmou que ficou acertada a normalização do ritmo das obras até o fim do mês que vem e a conclusão delas no prazo de um ano.
"A segunda fase será objeto de negociação para a suspensão do contrato", disse.
Atualmente, a linha 4-amarela do Metrô funciona com as estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã (que fizeram parte da primeira etapa, entregue a partir de 2010), além da Fradique Coutinho –parte da segunda etapa e inaugurada em novembro passado.
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo