Por Mari Cavalcante
A ciclovia instalada pela prefeitura no bairro Iguatemi (zona leste) passa pelo meio da avenida Bento Guelfi em quase todo o trajeto, sem proteção para os ciclistas, pois não há canteiro central.
A faixa, com aproximadamente três quilômetros, começa no meio da pista. Após dois quilômetros, é desviada para o lado direito por cerca de 500 metros e depois retorna para o meio da avenida.
Ao longo da via, quase não há sinalização. Dos quatro semáforos, só dois funcionam. Veículos invadem a pista de bicicletas constantemente.
O ajudante Robson Fernando Nogueira Alves, 24, percorreu nesta terça (5) pela primeira vez a ciclovia, mas diz que prefere andar pelo acostamento. "É mais seguro", afirmou.
Para o engenheiro civil e especialista em trânsito Humberto Pullin, o fato de o Código de Trânsito Brasileiro não proibir a instalação de ciclovias no meio de avenidas não ameniza o problema.
"Estão pintando as ruas indiscriminadamente. Falta planejamento em vários aspectos, como segurança."
Para o cicloativista Roberson Miguel, 35, do coletivo CicloZN, a segurança do ciclista deve ser prioridade.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à gestão Fernando Haddad (PT), informou, por nota, que a pista ainda não foi inaugurada, mas que as implementações realizadas estão de acordo com as determinações do código de trânsito.
A companhia disse ainda que reduziu a velocidade de 60 km/h para 40 km/h e que foi programada fiscalização periódica em toda a via.
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo