DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo
O ato de regulamentação do CRECE (Conselho Regional dos Conselhos de Escola) ocorreu nesta quinta-feira (10/9) durante uma cerimônia, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Donato (PT), do secretário de educação, Gabriel Chalita, de educadores e de muitos estudantes.
Segundo Donato, um dos criadores do Projeto de Lei (PL 638/08), o CRECE vai ser muito importante para o avanço da educação paulistana. “Ele vai permitir a articulação dos conselhos de escolas para que eles não fiquem mais isolados e possam refletir conjuntamente, em cada diretoria regional de ensino”, disse.
O projeto também é de autoria dos vereadores Carlos Neder (PT), Claudinho de Souza (PSDB) e Eliseu Gabriel (PSB). O CRECE é um colegiado que tem como objetivo o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias visando a uma melhor qualidade da educação.
“Essa é uma luta que vem desde a gestão Luiza Erundina. Desde aquela época já se discute um ‘agir democrático’ das escolas, que é a consciência de que ela pertence à comunidade. Eu acredito que os problemas só são resolvidos quando a comunidade tem consciência deles. Essa lei vai ajudar muito os conselhos de escola, pois agora eles vão trocar experiências por meio das diretorias regionais de educação. Além disso, vai ajudar muito no diálogo da secretaria com as unidades escolares”, ressaltou Chalita.
Para Naira Gabriele, aluna da EMEF Assad Abdala, uma das contribuições que o CRECE pode trazer é uma motivação maior para que os alunos participem do grêmio estudantil. “Por meio dele, é possível lutar por melhoria nas escolas, até academicamente. Com o CRECE, o fazer acontecer será mais fácil.”
“É uma vitória coletiva, é uma vitória da participação, da democratização da gestão, do fortalecimento dos conselhos de escola. É uma grande vitória”, ressalta Kesia Alves, que luta há 14 anos pela concretização da gestão democrática na educação. “A participação é um processo em que só se aprende a vivenciando”, completou.
Matéria publicada orinalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.